Fábrica da Nissan em Yokohama com novo sistema de distribuição de energia

A Nissan Motor Co., Ltd. e a fábrica J-Oil Mills de Yokohama chegaram a acordo para o fornecimento de vapor gerado pelo calor residual do sistema de co-geração da fábrica de Yokohama da Nissan.
A colaboração entre a J-Oil Mills, Inc. e a Energy Advance Co. Ltd. – uma filial da Tokyo Gas Co. Ltd. – encontra-se já em vigor, com a construção dos tubos de alimentação para o transporte de água e vapor.
Este acordo marca a primeira vez que clientes da Tokyo Gas irão trabalhar em conjunto com uma empresa e uma fábrica de uma indústria diferente para promover a conservação de energia e a redução de emissões de CO2 através do fornecimento de vapor.
Existem outros casos onde o vapor gerado pelo sistema de co-geração utilizado em complexos pertencentes à mesma indústria foi partilhado entre empresas. Contudo, este será o primeiro caso de fornecimento de vapor entre diferentes indústrias e entre diferentes locais de fabrico destas mesmas indústrias.
Em 2006, a fábrica da Nissan em Yokohama estabeleceu um acordo com a Energy Advance, uma empresa especializada em soluções de energia, para criar um sistema de co-geração para fornecer electricidade e vapor à Área nº 3 daquela fábrica.
Ao criar sistemas adicionais de co-geração na Área nº 3 desta fábrica, os responsáveis da Nissan descobriram que o vapor gerado para alcançar as necessidades energéticas da Nissan gerava excesso de calor residual, o qual não era utilizado. Ao disponibilizar à J-Oil Mills este vapor para aquecimento, poderá ser alcançado o potencial máximo do sistema instalado na fábrica de Yokohama. Além disso, pode também ser alcançada uma significativa conservação energética e uma redução nas emissões de CO2 graças à colaboração na utilização deste sistema energético dispersivo.
Através do fornecimento de vapor, os parceiros esperam uma redução de cerca de 3% na utilização de energia, equivalente a 1400 kL de petróleo bruto/ano, e de cerca de 6% nas emissões de CO2 (5700 toneladas de CO2/ano).
Esta iniciativa irá ajudar a alcançar o plano de ‘Provisão de Energia Cooperativa para a Área Comercial de Kehin Rinkai’, como parte do ‘Plano de Acção da Cidade de Yokohama de Contra-medidas contra o Aquecimento Global’ e a ‘Visão para a Promoção de Sectores em Crescimento’.
No futuro, a Nissan irá trabalhar com a J-Oil Mills, a Tokyo Gas, a Energy Advance e a cidade de Yokohama para melhorar os esforços de conservação de energia e de redução de emissões de CO2 através de várias acções, incluindo a utilização de energia em áreas de maior dimensão e a utilização partilhada de sistemas de co-geração.