F-Pace abre novas portas para a Jaguar
[easingslider id=”24924″]
Após imensa expectativa e teasers em jeito de antecipação, a Jaguar revelou por fim todos os detalhes do novo F-Pace, o seu primeiro crossover de altas prestações que promete ir ao encontro dos amantes da condução e da versatilidade.
De acordo com a marca, este novo modelo tem a sua forma inspirada no F-Type e no C-X17 Concept, tendo por base uma arquitetura de alumínio leve e mais rígida, com garantia de elevada agilidade, refinamento e eficiência.
A título de exemplo, a Jaguar indica que o modelo Diesel de 180 cv com tração traseira e caixa de velocidades manual pesa apenas 1665 kg, para um consumo médio de 4,9 l/100 km e emissões de CO2 na ordem dos 129 g/km.
Para o chassis, a marca britânica escolheu soluções avançadas como a suspensão de triângulos duplos sobrepostos e Integral Link numa medida que procurou incrementar os níveis de agilidade, além de contar na carroçaria com aerodinâmica trabalhada para baixa resistência ao vento. Juntamente com o Torque Vectoring de série e direção assistida elétrica afinada para privilegiar a capacidade de resposta, o novo F-Pace promete ser um SUV de condução desportiva. Elementos como os faróis full-LED esguios, as jantes forjadas de 22″ e a projeção dianteira curta conferem a este F-Pace uma elevada agressividade e distinção.
O interior, com lotação para cinco passageiros, combina materiais e acabamentos de qualidade superior e pormenores requintados, como os bancos traseiros aquecidos com ajuste elétrico do encosto, e tecnologias de ponta, incluindo o sistema de infoentretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos com ecrã virtual HD de 12,3″. Com 4731 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2874 mm, este novo crossover apresenta dimensões generosas que lhe permitem oferecer mais espaço para os joelhos na parte traseira e 650 litros de capacidade da bagageira.
Dinâmica e conforto
Os amortecedores monotubo são de série, mesmo no modelo base. Contudo, para níveis acrescidos de dinâmica, o sistema Adaptive Dynamics de controlo eletrónico monitoriza os movimentos da carroçaria 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, garantindo o amortecimento ideal em todas as condições. Os condutores mais entusiásticos podem contar com o ConfigurableDynamics, que permite ajustar individualmente os parâmetros do acelerador, da caixa automática, da direção e, se disponível, do sistema Adaptive Dynamics.
Para aqueles que são mais arrojados na sua utilização com o F-Pace, a marca propõe sistema de tração integral inteligente com integração do Intelligent Driveline Dynamics (IDD), o qual mantém uma transição aperfeiçoada entre os dois eixos, sistema Adaptive Surface Response (ASR), que tem por base a tecnologia Terrain Response da Land Rover e otimiza as configurações do conjunto motriz às condições do piso, e o sistema All Surface Progress Control (ASPC), o qual controla automaticamente o acelerador e os travões, permitindo um arranque suave do veículo, com funcionamento a velocidades entre os 3.6 e os 30 km/h.
Soluções de conectividade
A tecnologia de infoentretenimento e conectividade é também outro dos pontos fortes apontados pela marca, com o sistema Premium InControl Touch Pro, centrado num ecrã tátil de 10.2″ (assente num processador Quad Core, disco rígido SSD e funcionamento com Ethernet). A navegação pode ser visualizada em ecrã integral – em 3D – no painel de instrumentos virtual HD de 12.3″. O novo F-Pace estreia igualmente a Activity Key da Jaguar, uma pulseira à prova de água e de choques com um transponder integrado, bastante compatível com estilos de vida ativos. A segurança de utilização está, no entanto, garantida: ao trancar o veículo com a Activity Key, as chaves eletrónicas deixadas no veículo serão desativadas. A Activity Key funciona com as mesmas frequências de rádio que as outras chaves e é utilizada para trancar e destrancar o veículo, bastando para isso aproximá-la da letra J da inscrição ‘Jaguar’ na porta da bagageira. A Activity Key não possui bateria, o que elimina a necessidade de a substituir.
Por fim, quanto a motores, a gama será composta por motor Diesel de 2.0 litros e 180 cv com caixa manual e tração traseira/integral ou caixa automática e tração integral, motor Diesel de 3.0 litros e 300 cv com caixa automática e tração integral e, por fim, motores a gasolina de 3.0 litros e 340 cv ou 380 cv (0 aos 100 km/h em 5,1 segundos) com caixa automática e tração integral.
A gama nacional do Jaguar F-Pace estará disponível com um preço inicial de 52.316 euros. O novo F-Pace é produzido na fábrica da Jaguar Land Rover em Solihull, juntamente com a berlina desportiva Jaguar XE.