Exército israelita anuncia ter morto líder sénior do Hamas após ataque em Gaza

O exército israelita informou, esta quinta-feira, que o ataque aéreo esta manhã matou um membro sénior da segurança interna do Hamas: de acordo com as autoridades palestinianas, o ataque de Israel matou outras nove pessoas, incluindo três crianças.

O ataque atingiu uma tenda em Muwasi, uma zona humanitária onde centenas de milhares de pessoas deslocadas estão a abrigar-se do inverno frio e chuva. Este ataque é parte dos esforços militares de Israel contra o grupo islâmico, que visam altos funcionários e infraestrutura.

Israel identificou o alvo do ataque como Hossam Shahwan, um oficial sénior da segurança interna do Hamas. Shahwan estaria alegadamente envolvido na recolha de inteligência para o braço armado do Hamas, que realizou vários ataques contra as forças israelitas – no ataque, também foi morto no ataque Mahmoud Salah, outro oficial sénior da força policial do Hamas.

Muwasi é uma zona onde palestinianos deslocados vivem após fugirem da violência em outros lugares de Gaza: apesar de estar rotulada como uma área humanitária por Israel, a zona continua a ser alvo de ataques aéreos israelitas. Telavive tem acusado frequentemente o Hamas de operar dentro de áreas civis, alegando que usam civis como escudos. Os militares insistem que essas táticas contribuem para o aumento do número de mortes entre não combatentes.