Europa ganha aos EUA na ‘guerra’ de preços. UE vai pagar menos de 20 dólares por cada dose da vacina da Pfizer

A União Europeia (UE) fez um acordo e vai pagar inicialmente menos pela candidata à vacina contra a Covid-19 da Pfizer do que os Estados Unidos, indica a agência Reuters que cita um funcionário da UE envolvido nas conversações com os fabricantes.

Bruxelas vai pagar menos de 19,50 dólares por dose, de acordo com a fonte citada pela Reuters, que acrescentou que isso refletia, em parte, o apoio financeiro dado pela UE e pela Alemanha para o desenvolvimento do medicamento.

Os Estados Unidos concordaram em pagar 19,50 dólares por dose para 100 milhões de doses, um volume inferior ao de Bruxelas. Mas tem a opção de comprar mais 500 milhões em termos a serem negociados separadamente, e o preço que pagará não é ainda claro.

A BioNTech assinalou esta semana que a dimensão da encomenda teria impacto no preço por dose nos países mais ricos e que os preços iam ser diferenciados entre países.

De acordo com o funcionário, a UE tinha acordado um preço mais próximo dos 20 dólares do que dos 10 dólares, mas recusou-se a dar um valor preciso. A Pfizer e a BioNTech também se recusaram a comentar o preço.

Bruxelas anunciou esta quarta-feira que o bloco de 27 países tinha garantido um acordo para até 300 milhões de doses da vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana em conjunto com a empresa alemão de biotecnologia BioNTech.