Euro Digital avança para uma nova fase. O que vai acontecer agora?

O Conselho do Banco Central Europeu (BCE) decidiu avançar para a fase seguinte do projeto do Euro Digital. Depois de dois anos de investigação, a moeda única digital vai entrar a partir de novembro na fase de preparação.

A fase de preparação vai abrir o caminho à potencial decisão futura sobre a emissão de um Euro Digital, estabelecendo as bases, incluindo a finalização do código de regras do sistema de Euro Digital e a seleção de fornecedores para o desenvolvimento da plataforma e infraestrutura, explica o Banco de Portugal em comunicado.

Esta nova fase vai incluir também a testagem e experimentação, por forma a desenvolver um Euro Digital que satisfaça tanto os requisitos do Eurosistema como as necessidades dos utilizadores, no que respeita a fatores como experiência do utilizador, privacidade, inclusão financeira e pegada ambiental.

O Banco de Portugal explica que “o lançamento da fase de preparação não constitui uma decisão sobre a emissão de um euro digital”, acrescentando que “essa decisão só será ponderada pelo Conselho do BCE após a conclusão do processo legislativo da União Europeia”.

“Ao oferecer mais do que os atuais instrumentos de pagamento digital, o Euro Digital será a evolução natural da nossa moeda. Será gratuito, anónimo, muito seguro e totalmente inclusivo. É importante salientar que o Euro Digital não substituirá as notas e moedas, mas promoverá a resiliência, a concorrência e a inovação no setor de pagamentos europeu”, sublinha Hélder Rosalino, Administrador do Banco de Portugal.

O Banco Central Europeu garante que, durante esta fase, vai continuar a interagir com o público e com todas as partes interessadas, recolhendo contributos e beneficiando das opiniões recolhidas.