Euro aproxima-se de 1,16 dólares e atinge valor máximo desde outubro de 2018
O euro subiu. esta quarta-feira, e aproximou-se de 1,16 dólares, no valor máximo desde outubro de 2018, após o aumento da tensão entre Estados Unidos e China, uma situação que debilitou o dólar.
Às 13:50 (hora de Lisboa), o euro negociava a 1,1594 dólares, continuando a trajetória ascendente que iniciou na terça-feira, após o acordo alcançado na cimeira da União Europeia.
A tensão entre a China e os Estados Unidos, que aumentou hoje, pressionou o dólar, já debilitado pelo aumento de casos de covid-19 em território norte-americano.
Os Estados Unidos ordenaram o encerramento do consulado da China em Houston (Texas), uma situação que foi duramente criticada por Pequim, que ameaçou retaliar.
“A China condena veementemente esta ação ultrajante e injustificada”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa Wang Wenbin, em conferência de imprensa.
Wang considerou a decisão norte-americana uma “provocação” que “viola o direito internacional e os acordos consulares entre os dois países” e advertiu que vai haver “retaliação”.