Estes vão ser os profissionais mais procurados no mundo até 2030
Até 2030, a economia mundial vai assistir à criação de 24 milhões novos empregos, no âmbito do caminho do globo para a sustentabilidade. A conclusão é do estudo da Organização Internacional do Trabalho, intitulado “World Employment and Social Outlook: Environmental Sustainability with Employment”.
De acordo com o relatório, as áreas da eficiência energética, gestão de resíduos e combate à poluição serão as incubadoras deste novo tecido laboral.
Técnico ambiental de Trabalho, Técnico do Meio Ambiente, Responsável pela Prevenção ou Inspetor Ambiental são alguns dos trabalhos que nascerão em massa até 2030.
Gestão de resíduos
De acordo com os cálculos feitos pela Comissão Europeia, se todas as regulamentações vigentes sobre resíduos forem aplicadas nos próximos anos, terão de ser criados mais de 400 mil empregos, na UE, nos próximos anos.
Energias renováveis
De acordo com os últimos dados da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), em 2019, o setor das energias renováveis já empregava 11,5 milhões de pessoas em todo o mundo.
Logística sustentável
Até 2050, cerca de 70% da população mundial deve viver e trabalhar em grandes áreas urbanas.
Este fenómeno fará com que as cidades enfrentem uma série de problemas crescentes em termos de uso de diferentes infraestruturas de serviços urbanos, como transporte ou distribuição de água. A logística tem um papel fundamental para tornar as cidades mais sustentáveis.
O aumento do e-commerce e a atual dependência de combustíveis fósseis no transporte, vão exigir soluções inovadoras, possibilitando o surgimento de uma ampla variedade de oportunidades de trabalho relacionadas ao transporte sustentável, gerando 210 mil novos empregos, de acordo com os estudos da OIT.