Este pequeno país tem uma das maiores reservas de petróleo do mundo e enfrenta uma recessão económica há dois anos
O Kuwait, um dos países mais pequenos da Ásia, é conhecido por ter uma das maiores reservas de petróleo do mundo, localizadas no topo do segundo maior campo de petróleo bruto convencional, o Campo de Burgan. Este campo, descoberto em 1938, é uma das maiores fontes de riqueza do país, que detém a sétima maior reserva mundial de petróleo. Apesar desta riqueza natural, o país enfrenta uma recessão económica que já dura dois anos consecutivos.
Com uma produção de petróleo que ronda os 3 milhões de barris por dia, o Kuwait tem-se destacado na exploração dos seus campos petrolíferos. A Kuwait Petroleum Corporation (KPC), responsável pela gestão dos recursos petrolíferos do país, planeja aumentar a produção em 50% até 2035, com investimentos de 30 mil milhões de dólares para atingir uma produção diária de 4 milhões de barris. Além disso, recentemente, o país fez uma importante descoberta no campo offshore de Noukhada, o que deve aumentar ainda mais suas reservas, que já ultrapassam os 100 mil milhões de barris.
O Campo de Burgan possui uma vasta extensão de cerca de 1.000 quilómetros quadrados e uma estimativa de 40.000 milhões de barris de petróleo ainda recuperáveis. Durante a sua fase de maior produção, na década de 1970, o campo produzia cerca de 2,4 milhões de barris por dia, valor que caiu para 1,7 milhões de barris atualmente, mas que ainda representa uma parcela significativa da produção total do país, conta o ‘elEconomista’.
No entanto, a dependência do petróleo tem levado o Kuwait a enfrentar desafios económicos, revela a mesma fonte. O país depende dos seus recursos petrolíferos para mais de 90% das suas exportações e aproximadamente 60% do seu PIB. Recentemente, a queda do preço do petróleo e os cortes impostos pela OPEP agravaram a recessão económica. Em 2023, o PIB real contraiu 3,6%, e espera-se que a economia continue em recessão em 2024, com uma contração adicional de 2,8%.
Apesar dos esforços da KPC para aumentar a produção e das inovações tecnológicas implementadas no Campo de Burgan, o Kuwait ainda não conseguiu diversificar a sua economia de forma significativa.
O Campo de Burgan, embora continue a ser um pilar fundamental da economia do país, serve agora como um lembrete de que o Kuwait precisa se adaptar à transição global para uma economia menos dependente de combustíveis fósseis.