Este homem criou uma empresa milionária com o ChatGPT e 100 dólares. Nesta história incrível, ninguém sabe onde para o dinheiro

Jackson Greathouse Fall, designer de marca e entusiasta de criptomoedas nos EUA, decidiu, em março de 2023, lançar uma empresa a partir do zero utilizando apenas o ChatGPT, chatbot da OpenAI, e um orçamento inicial de 100 dólares. Em poucas semanas, o negócio, denominado Green Gadget Guru, foi avaliado em 25 mil dólares (24 mil euros), atraindo investidores rapidamente.

O objetivo de Greathouse era simples: seguir à risca as orientações do ChatGPT para criar uma empresa lucrativa com apenas 100 dólares. O chatbot sugeriu que ele começasse com a compra de um domínio num serviço de alojamento web e investisse numa estratégia publicitária de baixo custo, com conteúdos publicados em plataformas como Facebook e Instagram, conta o ‘Computer Hoy’.

O ChatGPT identificou um nicho promissor: produtos ecológicos. Assim nasceu o Green Gadget Guru, uma loja virtual focada em artigos sustentáveis. Para o design do logótipo, Greathouse utilizou outra ferramenta da OpenAI, o DALL-E.

Além disso, o ChatGPT elaborou uma estratégia para atrair tráfego e monetizar o site através de marketing de afiliados. O interesse pelo projeto cresceu rapidamente, e investidores começaram a contribuir com capital.

Em menos de um dia após o lançamento, o Green Gadget Guru recebeu propostas de investimento. Um investidor ofereceu 100 dólares em troca de 25% da empresa, enquanto outros propuseram valores mais elevados, como 500 dólares por 2% do projeto. No total, Greathouse captou mais de 7.700 dólares (7.400 euros) em investimentos.

No entanto, o sucesso foi fugaz. Apesar da avaliação inicial de 25 mil dólares, os problemas começaram a surgir.

A promessa de um negócio lucrativo revelou-se insustentável. O site do Green Gadget Guru tinha pouco conteúdo e apresentava artigos irrelevantes, como uma t-shirt verde sem logótipo. Muitos dos blogs criados para gerar receita com links afiliados estavam incompletos e utilizavam textos genéricos de teste.

Com o passar do tempo, os investidores começaram a questionar a transparência na gestão dos fundos e a viabilidade do projeto. Em maio de 2023, apenas dois meses após o seu lançamento, o Green Gadget Guru foi encerrado.

Jackson Greathouse Fall fechou o site e parou de publicar nas redes sociais da empresa. Nunca revelou como utilizou os mais de 7.700 dólares arrecadados junto dos investidores.