Este exclusivo vinho verde nasceu de um vinhedo com quase meio século e só produziram 3.333 garrafas

O Paço de Teixeiró, da sub-região de Baião, na região dos Vinhos Verdes, anunciou o lançamento do seu mais recente vinho de parcela, o Vinha de Souzais 2023. Este vinho topo de gama, de produção limitada a apenas 3.333 garrafas, promete valorizar o potencial da marca.

“Este topo de gama é um passo importante para o Paço de Teixeiró. Com um olhar atento à preservação das tradições vinícolas da região e uma aposta na inovação, a WineStone desenvolveu um portefólio que reflete a singularidade do terroir de Baião, enquanto reforça a identidade do Paço de Teixeiró como produtor de vinhos de excelência”, revela David Baverstock, Chairman Winemaker da WineStone.

Após o lançamento de três novas referências no início do verão, o Paço de Teixeiró lança agora o Vinha de Souzais 2023, que provém de uma parcela plantada há cerca de 45 anos, localizada a 430 metros de altitude. O vinho reflete com precisão o terroir único dos solos xistosos da região, combinando as três castas mais emblemáticas da propriedade: Avesso, Loureiro e Trajadura.

Com uma elegância notável, o Vinha de Souzais 2023 destaca-se pela sua mineralidade, notas cítricas e de frutas brancas, além de um leve toque de especiarias e uma excelente integração da madeira. No paladar, apresenta-se cheio e vibrante, com um final marcante e persistente.

O processo de fermentação ocorre em cubas de aço inoxidável, com 40% do lote a finalizar a fermentação em barricas novas de carvalho francês. O estágio, que dura cinco meses, inclui a técnica de batonnage, enriquecendo a complexidade e a textura do vinho.