“Este é que é”: Terceiro EFT de Bitcoin ‘low-cost’ deixa analisas motivados
O VanEck Bitcoin Strategy ETF (XBTF) está a entusiasmar o mercado. Apesar de ter registado um crescimento mais lento que os seus pares, o BITO da ProShares e o BTF da Valkyrie, este fundo promete fazer furor já que “os custos são mais baixos que os dos seus homólogos e a marca tem mais presença”.
Quando a ProShares lançou o primeiro ETF de futuros de Bitcoin , BITO, em 19 de outubro, foi rapidamente considerado um dos lançamentos de ETF mais bem sucedidos de todos os tempos nos EUA.
O fundo registou volume de negócios na ordem dos mil milhões de dólares, logo no primeiro dia de listagem, o segundo a conseguir tal feito, depois do fundo de carbono da BlackRock.
Nos dois primeiros dias de negociação, a BITO acumulou 1,1 mil milhões de dólares. Nunca um fundo desta natureza conseguiu chegar a este montante tão rápido.
Atualmente, o volume deste EFT varia entre os 1,3 e os 1,4 mil mlhões de dólares, de acordo com a Bloomberg. Já o BTF da Valkyrie tem variado na casa dos 60 milhões.
Por sua vez, o novo ETF bitcoin da VanEck conseguiu apenas 4,8 milhões, no dia de estreia, com uma taxa de administração significativamente menor de 0,65%, em comparação com 0,95% para BITO e BTF
Apesar disso, os analistas acreditam que este é um EFT de sucesso. Como explica especialista em ETF da Bloomberg, Eric Balchunas, “este volume é bom, cinco milhões num dia já seria bom. O BITO está a fazer demasiada sombra”.
“Este é um EFT com potencial, com uma marca impecável e com comissões com 30 pontos-base abaixo dos seus pares”, comentou o provedor ETF Trends.