Estas são as cidades com o ar mais poluído do mundo

A Índia lidera, uma vez mais, a lista anual de cidades com a pior qualidade do ar do mundo. As cidades chinesas, por seu turno, continuam a apresentar melhorias em relação ao ano anterior.

Simone Silva
Fevereiro 26, 2020
12:45

A Índia voltou a liderar uma lista anual de cidades com a pior qualidade do ar do mundo, enquanto que as cidades chinesas continuaram a apresentar melhorias em relação ao ano anterior, de acordo com dados compilados no Relatório Mundial de Qualidade do Ar da IQAir AirVisual, citado pela CNN

Segundo o relatório, 21 das 30 cidades do mundo a registar os níveis mais elevados de poluição, encontram-se na Índia. Ghaziabad, uma cidade satélite da capital Nova Deli, no norte de Uttar Pradesh, é considerada a cidade mais poluída do mundo, com uma medição média de concentração de PM 2.5 (‘material particulado fino’) de 110,2 em 2019. Um valor que é nove vezes superior ao que a Agência de Protecção Ambiental dos EUA considera saudável.



Em Novembro, foi declarada uma emergência de saúde pública, após o nível do índice de qualidade do ar (AQI) ter excedido os 800 em algumas zonas de Nova Deli, triplicando assim o já considerado «nível perigoso».

Relativamente às cidades portuguesas, ainda que não façam parte da lista das mais poluídas do mundo, apresentando até níveis de poluição bastante baixos, se nos concentrarmos apenas em Portugal, Palmela é considerada a cidade com mais poluição, seguida de Faro e Leiria, com índices de 11, 10.5 e 9.7, respectivamente. Já o Fundão, Santana e Salao, apresentam os níveis mais baixos com 4.4, 4.2 e 3.8, respectivamente, de acordo com o mesmo relatório.

O relatório avaliou também os países do mundo que registam maiores níveis de poluição do ar, em 2019, Portugal ficou em 86º lugar, num ranking com cerca de 98 países, numa posição bastante favorável. A liderar a tabela encontra-se o Bangladesh, seguido do Paquistão e da Mongólia.

Especialistas da IQAir – uma empresa global de informações e tecnologia de qualidade do ar – analisaram dados para o relatório nas estações de monitorização no solo, que medem os níveis de material particulado fino, conhecido como PM 2.5, por metro cúbico.

As partículas microscópicas, com menos de 2.5 micro-metros de diâmetro, são consideradas particularmente prejudiciais, pois são pequenas o suficiente para penetrar profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a poluição do ar causa um número estimado de sete milhões de mortes prematuras por ano, em todo o mundo, principalmente em resultado do aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares, cancro e infecções respiratórias.

«A poluição do ar constitui o risco de saúde ambiental mais urgente que a população global enfrenta», afirmou o relatório da AirVisual.

O sul da Ásia continua a ser uma preocupação especial, com 27 das 30 cidades mais poluídas, situadas na Índia, Paquistão ou Bangladesh. Gujranwala, Faisalabad e Raiwind, no Paquistão, estão entre as dez cidades mais poluídas e os principais centros populacionais de Nova Deli, Lahore e Dhaka encontram-se em 5º, 12º e 21º, respectivamente, segundo dados da AirVisual.

Ainda assim, a região viu melhorias em relação ao ano anterior. A poluição do ar nacional na Índia diminuiu 20% em 2019, face ao ano anterior, com 98% das cidades a registar níveis variáveis ​​de melhoria. O relatório aponta para uma desaceleração económica, condições climáticas favoráveis ​​e esforços para limpar o ar, como razões que motivam essa melhoria.

10 cidades mais poluídas do mundo:

  1. Ghaziabad, Índia
  2. Hotan, China
  3. Gujranwala, Paquistão
  4. Faisalabad, Paquistão
  5. Nova Deli, Índia
  6. Noida, Índia
  7. Gurugram, Índia
  8. Raiwind, Paquistão
  9. Grande Noida, Índia
  10. Lucknow, Índia
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.