Estaleiro onde foi construído o Titanic vai ser comprado e serão salvos 1.000 empregos

A empresa estatal espanhola Navantia anunciou a aquisição dos estaleiros da Harland & Wolff (H&W), sediados em Belfast, onde o Titanic foi construído, num negócio que assegura o futuro de quatro estaleiros e protege cerca de 1.000 postos de trabalho.

A transação envolve as instalações de Belfast, bem como os estaleiros de Arnish e Methil, na Escócia, e de Appledore, em Devon, de acordo com o ‘The Guardian’.

Embora o valor oficial do acordo não tenha sido divulgado, estima-se que ronde os 70 milhões de libras (85 milhões de euros). Este resgate chega após a H&W ter entrado em administração em setembro, devido à falta de apoio financeiro do governo britânico.

A aquisição foi facilitada por um reforço no contrato da Marinha Real Britânica para a construção de três navios de apoio sólido (FSS), essenciais para o abastecimento de porta-aviões. Avaliado inicialmente em 1,9 mil milhões de euros, o contrato foi ajustado para permitir que a Navantia cumpra a entrega das embarcações, que serão produzidas nos estaleiros de Belfast, Appledore e Puerto Real, na Espanha.

Além de garantir empregos e a continuidade das operações nos estaleiros, o acordo é visto como parte dos esforços do Reino Unido para melhorar as relações com a União Europeia, consolidando um pacto de segurança e defesa com o bloco.