Estado de Emergência: 850 autos, 20 estabelecimentos encerrados e duas detenções. O balanço da PSP este fim de semana

Este fim de semana a Polícia de Segurança Pública (PSP) levantou 850 autos pelo incumprimento das regras estabelecidas, encerrou 20 estabelecimentos e deteve ainda duas pessoas no âmbito do novo Estado de Emergência.

O porta-voz e intendente da PSP, Nuno Carocha, explica à Executive Digest que uma das detenções foi «por violação do confinamento, estamos a falar de uma pessoa infetada que tinha ordens das autoridades de saúde para ficar em casa e circulava na via pública».

Já a outra, teve que ver com o «incumprimento do dever de recolhimento. Era uma pessoa cujo motivo da deslocação não tinha enquadramento em nenhuma das exceções previstas na lei, foi pedido que regressasse a casa, recusou-se terminantemente e foi detida», explica.

Para além disso, foram ainda encerrados 20 estabelecimentos e levantados 850 autos, «dos quais 500 por incumprimento do dever de recolhimento domiciliário, 93 por circulação entre concelhos sem justificação, 50 por consumo de álcool na via pública e 11 operadores económicos que não deviam estar a funcionar no contexto do Estado de Emergência», adianta Nuno Carocha.

O responsável refere que de uma forma geral o comportamento dos portugueses «está a melhorar, ainda assim estes 850 autos ainda são números bastante elevados e por isso reforçamos o apelo a toda a população para que cumpram as normas do Estado de Emergência».

O cumprimento das regras é importante, adianta o porta-voz, «para que se consiga conter a pandemia o mais depressa possível e retomar brevemente também a normal convivência da nossa sociedade, porque são números considerados bastante elevados», ressalva.