Estado de Emergência: 1200 autos, 12 estabelecimentos fechados e 8 detenções. O balanço deste fim de semana
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou as habituais operações de fiscalização este fim de semana, das quais resultaram 1200 autos por contraordenações, 12 estabelecimentos encerrados e oito detenções, no âmbito do incumprimento das regras estabelecidas no Estado de Emergência.
O Comissário João Ramos, explicou à ‘Executive Digest’ que «durante o fim de semana a PSP realizou cerca de mil ações de fiscalização e sensibilização, procedeu também neste período ao encerramento de 12 estabelecimentos, a oito situações do âmbito criminal, ou seja detenções e a cerca de 1200 autos por contraordenação».
«Deste total, destacam-se o incumprimento do dever geral de recolhimento domiciliário, bem como o incumprimento da obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos e também o incumprimento das regras de consumo de bebidas alcoólicas», revela sublinhando que estas «foram as situações mais detetadas neste fim de semana».
Questionado sobre um maior desconfinamento nestes dias em que o sol apareceu, João Ramos confirma essa situação. «Normalmente o bom tempo leva a que as pessoas saiam das suas residências, tivemos algumas ocorrências onde intervimos por esse mesmo motivo», revela.
«Foi o caso do que aconteceu na linha de Cascais, onde havia algumas pessoas na praia, mas que após a intervenção da polícia e sensibilização de que deveriam voltar ao seu domicilio, assim o fizeram e a situação ficou resolvida», explicou.
No que diz respeito à adesão dos portugueses ao confinamento e às normas do Estado de Emergência, o Comissário indica que «de forma geral a grande maioria das pessoas tem estado a cumprir as regras determinadas pelo Governo e os resultados mostram isso mesmo», contudo, existe «uma pequena franja da população que tem vindo a ser interpelada e autuada pela PSP por determinadas situações», conclui.