Estação do Cais do Sodré fecha em dezembro devido às obras do Metro. “Tudo isto impacta a vida das pessoas. Mas é inevitável”
A estação de comboio do Cais do Sodré vai fechar, entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, devido às obras na linha circular do Metro de Lisboa, indicou a ‘TVI’.
De acordo com o presidente do Metro de Lisboa, Vítor Domingues dos Santos, “a estação de Santos é uma obra de dificuldade enorme, com muitos constrangimentos”, referiu, na Assembleia da República. “Temos de desviar inúmeros serviços afetados e tudo isto impacta a vida das pessoas. Mas é inevitável. 2
As obras vão implicar o desvio das linhas de comboio, assim como a circulação dos elétricos – assim vão passar a funcionar a menos de metade da capacidade.
O Plano de Expansão do Metropolitano de Lisboa prevê o prolongamento da estação Rato (da linha Amarela) à estação Cais do Sodré (da linha Verde) com duas novas estações: Estrela e Santos.
Este prolongamento, para além de servir áreas da cidade de Lisboa anteriormente não cobertas pelo Metropolitano de Lisboa, pretende reforçar, de uma forma expressiva, a oferta dos atuais e potenciais utilizadores de transporte coletivo que se deslocam entre Lisboa e Cascais, na margem Norte da Área Metropolitana de Lisboa, e entre Lisboa e Almada/Seixal/Montijo, por estes concelhos disporem de ligações diretas ferroviárias e fluviais ao Cais do Sodré.