Esta não aprendemos na escola: Há um método japonês para facilitar a multiplicação… através da soma

Um método de multiplicação ensinado nas escolas japonesas tem despertado grande curiosidade e entusiasmo nas redes sociais, com muitos utilizadores a perguntarem-se: “Como é que não nos ensinam isto?” Este sistema inovador transforma a multiplicação num processo visual e acessível, substituindo cálculos complicados por linhas e intersecções que tornam o processo quase lúdico.

O método japonês consiste em representar os números envolvidos numa multiplicação através de linhas paralelas. O primeiro número é desenhado com linhas na vertical e o segundo número com linhas horizontais, sobrepondo-se às primeiras. Os pontos de intersecção destas linhas são então contados e agrupados por posições específicas, correspondendo às unidades, dezenas, centenas, e assim por diante, para chegar ao resultado final.

Por exemplo, ao multiplicar dois números, as intersecções das linhas são contadas em três secções:

  1. Secção mais à direita: Representa as unidades.
  2. Secção central: Corresponde às dezenas.
  3. Secção mais à esquerda: Representa as centenas ou valores superiores.

A soma dos pontos em cada secção fornece o resultado da multiplicação. Caso o número de intersecções ultrapasse 9 numa secção, aplica-se o transporte para a secção seguinte, tal como se faz na multiplicação tradicional.

Este método pode parecer abstrato para quem nunca o viu, mas um simples vídeo demonstra rapidamente a lógica por detrás da técnica e a sua eficácia.

Vantagens do método japonês

O maior atrativo deste truque matemático é a sua simplicidade visual, que o torna especialmente útil para crianças ou para quem tem dificuldade em memorizar as tabelas de multiplicação. Além disso, ao transformar a multiplicação numa atividade quase gráfica, o método incentiva o pensamento lógico e a criatividade, facilitando o entendimento da relação entre os números.

“É uma abordagem muito intuitiva”, afirmou um utilizador na rede social X (antigo Twitter), onde o método se tornou viral. Outros expressaram frustração por nunca terem aprendido esta técnica nas escolas ocidentais, considerando que poderia ter facilitado a compreensão da multiplicação durante a infância.

Apesar de ser eficaz para números pequenos e operações simples, o método das linhas pode tornar-se mais trabalhoso em multiplicações com números grandes ou em problemas mais complexos. Em tais casos, é necessário dividir o diagrama em várias secções para evitar confusões e garantir a clareza dos cálculos.

Além disso, o método não substitui os fundamentos da aritmética, como o transporte de dígitos, que continua a ser essencial para obter resultados corretos em multiplicações mais avançadas.

O método japonês é mais do que apenas um truque divertido; representa uma abordagem alternativa ao ensino da matemática, que prioriza a compreensão visual e a interação prática. Para muitos, esta técnica é um exemplo de como métodos inovadores podem transformar tarefas aparentemente difíceis em processos mais acessíveis e apelativos.