Esta é provavelmente a melhor fotografia alguma vez tirada do espaço
O astronauta Don Pettit terá sido o autor de uma das mais espetaculares fotos tiradas do espaço de todos os tempos – possivelmente, a melhor alguma vez tirada por humanos na Estação Espacial Internacional (ISS). A composição é uma sinfonia visual de objetos cósmicos, terrestres e tecnológicos capturados quando a estação espacial acelera ao redor da Terra a oito quilómetros por segundo.
Na foto em questão, é possível ver-se: a Via Láctea, a luz zodiacal, um raio criado pelos satélites Starlink, um número incrível de estrelas, a emissão de hidroxila na borda da atmosfera, um prelúdio ao amanhecer e as luzes de muitas cidades enquanto a estação passa por cima delas.
Antes de discutir o feito técnico absoluto que é a imagem, um belo detalhe que importa enfatizar é o ângulo entre a luz zodiacal e a galáxia. A luz é causada pela luz solar refletida por grãos de poeira dentro do plano orbital do Sistema Solar. Esse é aproximadamente o plano onde os planetas orbitam: é possível ver-se o quão inclinado é em comparação ao plano da Via Láctea. O Sistema Solar viaja pela galáxia inclinado!
A foto foi descrita pelo astrofotógrafo Andrew McCarthy como “a melhor astrofotografia já capturada da ISS”.
Tanto missões humanas quanto robóticas tendem a focar em objetos específicos, e para tirar boas fotos, precisa de uma alta velocidade do obturador e exposição curta. Seja qual for o objeto – um planeta, uma lua, um asteroide – ele será mais brilhante do que o fundo estelar escuro.
Mas veja a imagem em causa: