Ensaio. Honda HR-V: redesenhado para si
A Honda mantém um histórico ou, dito de outro modo, uma imagem reconhecida de fiabilidade, robustez e qualidade de construção. Optou, como algumas outras marcas, por resistir à eletrificação, procurando nalguns modelos, como neste, o caminho da hibridização.
Quis também aproximar-se o mais possível da moda que passou a ser uma tendência: os SUV. E, por isso nada melhor que o HR-V, um SUV que foi agora alvo de renovação para mostrar as suas qualidades.
Relativamente ao antecessor mantém as suas linhas robustas e bem definidas, elegantes mas sobretudo joviais, à procura de um publico mais urbano … e mais jovem. Foi renovada a grelha frontal e os vidros traseiros são agora escurecidos de forma a criar mais conforto térmico, privacidade mas também a perceção mais premium. A assinatura luminosa frontal esguia e horizontal foi agora redesenhada mantendo a iluminação full led, tanto na dianteira como na traseira.
O interior mantém a mesma qualidade que a marca nos habituou, com produtos de qualidade e bem construído e, neste segmento, ainda com recurso a muitos plásticos rijos. A ergonomia encontra-se num bom plano, o tablier conta com um painel central de apenas 9″ (podia ser maior) e a maior parte dos botões são físicos (o que agrada ao cliente Honda).
A Honda mantém neste híbrido os três modos de condução (Sport, Eco, Normal) para uma melhor adequação do automóvel ao perfil do cliente, sendo que a mais-valia do sistema híbrido da marca reside nos baixos consumos (5,4 e 6.0l em média) mas em que os 131Cv são suficientes para o segmento onde se insere.
Mantém também aquela que passou a ser uma imagem de marca – os bancos traseiros mágicos que, quando acionados criam uma ampla 2ª bagageira (a base dos bancos recolhe para o encosto do banco traseiro). O espaço interior é amplo e desafogado – mesmo para o segmento – até no banco traseiro.
Em termos dinâmicos o motor 1.5 de 131Cv responde bem, em conjunto com uma caixa CVT que, nalguns momentos de aceleração se nota mais a sua presença, sem contudo ser incomodativa.
Diria que o HR-V com este desenho mais quadrado mas elegante e jovial está adaptado a um público mais urbano que procura uma viatura prática e com espaço para o seu dia a dia. Descomplicada!
Em termos dinâmicos, o HR-V é confortável, sem ter uma suspensão mole (é mais germânica) com a dinâmica de condução sempre apurada – mesmo para um SUV – ou não tivesse a marca a experiência da competição e a referência da condução do CIVIC com uma dinâmica de condução apurada, onde as suspensões e direção “lêm bem” a estrada, sem necessidades de correções.
A renovada e distintiva grelha frontal integrada e os vidros escurecidos, que trazem maior privacidade e exclusividade a este veículo híbrido, reforçam o seu design arrojado, moderno e cheio de personalidade. As linhas robustas e definidas garantem uma silhueta elegante e minimalista, de onde se destaca a nova assinatura de luzes com ligação Full LED, na traseira. Prepare-se para não passar despercebido.
Preço desde 37.500€ a 45.000€ na versão mais equipada