Fiat Panda Cross 4×4, o SUV de algibeira

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Nota: Não se esqueça de colocar o vídeo em 1080p HD!

É chamado de ‘Pocket SUV’. O automóvel que cabe na algibeira e que não encontra rival no mercado pelas suas dimensões e características off-road. Eis o Fiat Panda Cross 4×4 que deu vida ao nosso fim de semana pela Beira Baixa, comportando-se como um verdadeiro todo-o-terreno.
A versão ensaiada, a 1.3 Multijet II S&S de 80 cv, é uma autêntica guerreira de estrada e dos trilhos mais complexos. Destaca-se pelo seu design robusto (cujas cores da carroçaria fazem parar o trânsito) e pelos diversos elementos de protecção aos órgãos mecânicos como o pára-choques que conta com uma placa em cor Silver Ultrashine e os ganchos de reboque em vermelho. Já na parte traseira destaque para o escape cromado e novos faróis que aliados às jantes de 15 polegadas conferem a este pequeno italiano um estilo verdadeiramente Todo-o-Terreno.
Pequeno em tamanho, como pode conferir no vídeo, a altura ao solo destaca-se no entanto pela sua grandiosidade com 161 mm para o 0.9 Twinair Turbo de 90 cv e 158 mm para o 1.3 Multijet II de 80 cv, providenciando dessa forma maiores habilidades em terrenos pouco próprios.
O sistema de tracção integral ‘Torque on demand’ é composto por dois diferenciais e uma junta de controlo electrónico que permitem repartir de forma permanente a tracção pelos dois eixos, de modo homogéneo e proporcional em função das condições de aderência ao piso. Na consola central, o controlador rotativo Terrain Control dispõe de três modos: Auto, Off-road e Controlo de Descida de Montanha, cada um deles com a sua própria funcionalidade
Com 190 Nm de binário máximo logo às 1500 rotações, este modelo apresenta um consumo misto de 4,7 l/100 km e emissões de 124g/100 km, mostrando-se bastante interessante de explorar, tanto em cidade, como fora dela, com respostas rápidas, mesmo não sendo um velocista. Mas o Panda Cross não é como os outros citadinos: levar este Panda para fora da cidade é diversão garantida, sobretudo quando se arrisca a ida para terrenos que à partida seriam proibitivos.
De resto, importa mencionar que apresenta comportamento equilibrado em condução urbana e não só, embora se mostre mais frágil conforme a velocidade aumenta, principalmente em dias muito ventosos como os do ensaio. O interior está em consonância com o que se pode esperar de um modelo deste segmento, ainda que mereça destaque o espaço oferecido para os ocupantes.
Se pensou em comprar um verdadeiro off-road mas não se encontra dentro do orçamento, este ‘piccolo bambino‘ pode ser a solução certa.
Não se agarre mais ao texto. O vídeo conta tudo o que precisa de saber.
FICHA TÉCNICA

Motor  1.3 MultiJet 80 HP S&S
Tipo 4 cilindros em linha
Cilindrada 1248
Diâmetro x curso (mm) 69,6 x 82,0
Taxa compressão 16,8:1
Potência máxima (cv/rpm) 80 cv/4000 rpm
Binário máximo (Nm/rpm) 190 Nm/1500 rpm
Transmissão e direcção
Tracção Integral permanente
Caixa Manual de 5 velocidades
Direcção  Pinhão e cremalheira, assistência eléctrica
Dimensões e pesos
Comp./largura/altura (mm) 3705/1662/1657
Distância entre eixos (mm) 2300mm
Largura de vias fte/tras. (mm)  1403/1406
Travões fr/tr. Dianteiros (Discos Ventilados) Traseiros (Discos)
Peso (kg) 1155kg
Capacidade da bagageira (l) 225l
Depósito de combustível (l) 35l
Pneus série  185/65 R15
Pneus do modelo ensaiado 185/65 R15
Prestações e consumos
Aceleração 0-100 km/h (s) 14,3 segundos
Velocidade máxima (km/h) 160km/h
Extra-urb./urbano/misto (l/100 km) 4,6l/5,0l/4,7l
Emissões de CO2 (g/km) 124g/km
Preço (Euros) 21.910 euros
Versão ensaiada (Euros) 22.870 euros