Empresa quer plantar mil milhões de árvores com recurso a drones

Com o objetivo de combater as alterações climáticas, uma empresa do Canadá ambiciona a plantação de mil milhões de árvores até ao ano de 2028, recorrendo a drones.

A equipa responsável pelo projeto Flash Forest desenvolveu uma tecnologia de drones que mapeias as melhores áreas de plantação, ou seja, aquelas que consomem uma maior quantidade de dióxido de carbono.

Segundo a Newsweek, um operador de drone consegue plantar 100 mil vagens de sementes por dia, utilizando para tal uma máquina pneumática. Cada vagem corresponde a três sementes germinadas, que com o auxílio de um fungo denominado micorriza, bem como de fertilizantes contribui para o desenvolvimento das plantas.

Através de um segundo drone e após ser concluído o processo de plantação a área é coberta com nutrientes, nomeadamente o azoto, que ajuda no crescimento das plântulas. Por sua vez, um terceiro drone é utilizado para mapear e monitorizar todos os progressos.

De acordo com os responsáveis do Flash Forest, os métodos utilizados apresentam grandes vantagens ao nível do custo e da eficiência, uma vez que são 20% mais baratos e dez vezes mais rápidos comparativamente às técnicas de plantação tradicionais. O planeta perde 13 mil milhões de árvores por ano, mas através deste projeto pode vir a recuperar metade desse número.

Já foram realizados em 2019 alguns testes pilotos, no Canadá, utilizando um «mecanismo de disparo manual». Num desses testes foram plantadas 1.033 vagens, chegando mesmo a alcançar, em outubro do ano passado, um novo recorde com a plantação de 165 árvores em apenas três minutos.