Empresa portuguesa agarra mais de 20 milhões do Governo espanhol para erguer fabrica de refinação de lítio
A Lifthium Energy, pertencente ao Grupo José de Mello, assegurou um apoio de 21 milhões de euros do Governo espanhol para a construção de uma refinaria de lítio verde em Torrelavega, na Cantábria.
O anúncio foi feito pelo ministro da Indústria e Turismo, Jordi Hereu, durante a I Cimeira Automóvel Hispano-chinesa em Madrid, adianta o ‘Negócios’.
O projeto da Lifthium Energy, que representa um investimento total de 480 milhões de euros, está previsto para criar 200 empregos diretos na região. No entanto, apesar do suporte financeiro anunciado, a decisão final sobre o investimento ainda está pendente.
Em maio, Salvador de Mello, CEO do Grupo José de Mello, indicou que a escolha da localização da nova fábrica ainda estava em aberto, dependendo de fatores como incentivos e rapidez de licenciamentos em Portugal (Estarreja) e Espanha (Torrelavega). Anteriormente, tanto João de Mello, presidente da Bondalti, quanto Duarte Braga, presidente executivo da Lifthium Energy, haviam sugerido que a fábrica seria inicialmente instalada em Estarreja, com uma possível segunda unidade em Torrelavega.
Criada no ano passado pela Bondalti, a Lifthium Energy possui atualmente uma participação minoritária de 15% no capital, com o restante controlado diretamente pelo grupo.