Empresa de Alojamento Local GuestReady aterra nos Açores e quer gerir 200 propriedades até ao final de 2026
A GuestReady, empresa do setor do Alojamento Local (AL) em Portugal e na Europa, anunciou a sua entrada nos Açores, com operações previstas para arrancar no primeiro trimestre de 2025. A empresa passará a ter presença física em todo o território nacional, incluindo nos arquipélagos.
O arquipélago dos Açores, recentemente distinguido pelo segundo ano consecutivo como Melhor Destino de Aventura do Mundo pelos World Travel Awards, tem vindo a consolidar-se como um destino turístico de referência internacional. O turismo representa 17% do Produto Interno Bruto (PIB) regional e emprega a mesma proporção da população local, gerando receitas anuais que rondam os mil milhões de euros, segundo dados divulgados pela Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
O Alojamento Local é uma componente essencial deste setor, representando cerca de 42,2% das dormidas registadas entre janeiro e setembro de 2024, de acordo com o Turismo dos Açores.
A GuestReady planeia estabelecer um centro de operações na ilha de São Miguel, com o objetivo de gerir 200 propriedades até ao final de 2026.
“Temos vindo a estudar o mercado e estamos interessados em expandir, quer organicamente, quer pela aquisição de empresas e portfólios locais, algo que já fizemos no passado e que pode ser essencial para o sucesso de uma nova operação. Como aconteceu na Madeira, o objetivo de uma aquisição nos Açores seria a integração de toda a equipa da empresa nas nossas operações, aproveitando o know-how local e as relações já estabelecidas com os clientes”, adianta Rui Silva, Diretor Geral da GuestReady em Portugal.
Na Madeira, onde a GuestReady iniciou operações no final de 2022 com a aquisição da AYS Madeira Property Management, o portefólio triplicou em volume, contando agora com mais de 100 unidades sob gestão. A empresa integrou a equipa local e fortaleceu as relações com prestadores de serviços, como limpezas, lavandarias e manutenção.
Presente em Portugal desde 2018, a GuestReady iniciou a sua operação no país com a compra da Oporto City Flats, à qual se juntaram outras aquisições, como a The Porto Concierge em 2021 e a AYS Madeira Property Management em 2022. Atualmente, a empresa conta com mais de 100 trabalhadores diretos e colabora com centenas de prestadores de serviços no país.