Embaixada da Ucrânia em Lisboa evacuada devido a ameaça de bomba

Uma ameaça de uma alegada bomba feita contra a Embaixada da Ucrânia em Lisboa, lançou um alerta, esta segunda-feira ao início da tarde, e levou à mobilização de várias equipas da PSP para o local – os trabalhadores da embaixada foram entretanto enviados para casa.

Segundo o ‘Correio da Manhã’, o alerta surgiu depois de ter sido recebido um email anónimo pela delegação de Kiev que adiantava que estariam presentes vários explosivos em diversos locais da embaixada – todas as paredes estariam armadilhadas, apontou o autor da ameaça. Fonte da PSP indicou que o contacto ocorreu depois das 12h30.

As autoridades estão a avaliar a possibilidade de os referidos explosivos poderem ser ativados remotamente.

Por precaução foi criado um perímetro de segurança em volta do edifício, com a rua mais próxima do edifício com o trânsito cortado. Perto da embaixada ucraniana, estão também as delegações diplomáticas da Turquia e do Kuwait.

Uma equipa de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo da Unidade Especial de Polícia já foi enviada para a Embaixada da Ucrânia.

Pelas 14h40, um responsável da PSP informou que “terminou há minutos a verificação de segurança das instalações” devido a ameaça por email. “A PSP fez deslocar para o local os meios necessários para criar perímetro de segurança e fez acionar as equipas e valências técnicas da polícia para avaliar se no interior das instalações havia elementos explosivos. No local, fez-se uma verificação aos espaço e chegou-se à conclusão de que não existia qualquer problema nem meios que colocassem em risco a segurança das instalações”, referiu, indicando que “casos desses têm alguma frequência”, admitindo que poderá vir a acontecer novamente no futuro.