Elon Musk quer alcançar nível dos “gurus” da sociedade moderna. Quem é a sua concorrência?
O presidente da Tesla, Elon Musk, que adquiriu recentemente uma participação de 9,2% no Twitter, ofereceu-se para comprar as restantes ações que não possui da empresa pelo preço unitário de 54,20 dólares e tirar a empresa de Wall Street.
Num documento enviado ao regulador da bolsa de valores dos EUA na semana passada, Musk precisa que esta é “a sua melhor e última oferta” e ameaça, em caso de recusa, “reconsiderar a sua posição como acionista” na rede social, poucos dias depois de o CEO da Tesla ter dito que deixaria de se juntar ao Conselho de Administração da empresa.
Elon Musk é o fundador Tesla e da SpaceX e ocupa o primeiro lugar dos mais ricos do mundo na lista da Forbes de 2022, com uma fortuna calculada em 219.000 milhões de dólares (quase 200.000 milhões de euros) que se justifica com a escalada da Tesla em bolsa.
Com a compra do Twitter, o CEO da fabricante de veículos elétricos norte-americana pretende dar o salto no setor tecnológico e ganhar terreno face aos principais “gurus” que transformaram a sociedade moderna, explica o ‘Expansión’.
Mas com quem está Musk a concorrer? Não basta ser o homem mais rico do mundo.
– O mais rápido: o jornal espanhol considera Jeff Bezos como o mais rápido, neste caso a transformar radicalmente o setor do comércio em todo o mundo, dizendo que a estratégia de Musk foi mais lenta. O dono da Amazon e do ‘The Washington Post’ tem uma fortuna valorizada em cerca de 171 mil milhões de dólares (cerca de 151 mil milhões de euros), o que o coloca em segundo lugar no ranking da Forbes.
– O pioneiro: Bill Gates é o “guru” considerado o pioneiro, depois de ter iniciado a sua ideia numa garagem e ter passado depois a ser conhecido como o fundador de uma das empresas mais conhecidas no mundo, a Microsoft. Apesar de ter sido considerado o homem mais rico do mundo antes de chegar aos seus 40 anos, Bill Gates ocupa neste momento o quarto lugar na listada Forbes com uma fortuna de 129 mil milhões de dólares (cerca de 119 mil milhões de euros), tendo já sido ultrapassado por Musk.
– O mais revolucionário: o ‘Expansión’ considerou Larry Page, co-fundador da Alphabet (que inclui a Google e o Youtube) e da Waymo (empresa que desenvolve tecnologias para carros autónomos) como o mais revolucionário. Isto porque se focou em negócios de rápido de crescimento. Neste momento, Page ocupa o sexto lugar na lista da Forbes, com uma fortuna de 111 mil milhões de dólares (cerca de 102 mil milhões de euros).
– O que está no metaverso: por último, mas não menos importante, está Mark Zuckerberg, o fundador da Meta (anteriormente chamada Facebook). Neste momento, o executivo está focado no desenvolvimento do futuro do metaverso, assim como nas aplicações possíveis que este espaço virtual pode ter. Com a sua fortuna de cerca de 67 mil milhões de dólares (cerca de 61 mil milhões de euros), ocupa o décimo quinto lugar da lista da Forbes dos mais ricos de 2022.