Elon Musk bate recorde e é o primeiro a ultrapassar os 400 mil milhões de dólares de fortuna pessoal

Elon Musk, fundador de empresas como Tesla, SpaceX e xAI, alcançou mais um marco histórico, tornando-se a primeira pessoa no mundo a atingir uma fortuna estimada em 400 mil milhões de dólares (cerca de 376 mil milhões de euros). O aumento mais recente no seu património líquido deve-se, em grande parte, a uma venda interna de ações da SpaceX, que acrescentou cerca de 50 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros) à sua riqueza, elevando-a para 439,2 mil milhões de dólares (412 mil milhões de euros), de acordo com o Bloomberg Billionaires Index.

O crescimento meteórico da fortuna de Musk ocorre após um período conturbado em 2022, durante o qual o empresário viu o seu património cair mais de 200 mil milhões de dólares (188 mil milhões de euros). Contudo, a recente vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA impulsionou os negócios e investimentos de Musk. Musk é reconhecido como um dos maiores apoiantes políticos do ex-presidente, tanto em termos de financiamento como de defesa pública.

A Tesla, em particular, registou um aumento de 65% no valor das suas ações desde a vitória de Trump, impulsionado pela expectativa de que o novo governo facilitará o desenvolvimento de veículos autónomos e eliminará subsídios para veículos elétricos que beneficiam concorrentes da Tesla.

Além disso, Musk foi nomeado colíder do recém-criado Departamento de Eficiência Governamental na administração de Trump, oferecendo-lhe uma posição estratégica em Washington e um acesso direto à presidência.

Outro fator que contribuiu para o aumento da fortuna de Musk foi a valorização da sua startup de inteligência artificial, xAI. Desde a última ronda de captação de fundos em maio, a empresa duplicou o seu valor para 50 mil milhões de dólares (47 mil milhões de euros), em grande parte devido ao interesse renovado no setor tecnológico após a eleição de Trump.

Esta quarta-feira, a SpaceX também protagonizou um negócio marcante, ao adquirir 1,25 mil milhões de dólares (1,17 mil milhões de euros) em ações de funcionários e outros investidores internos. Este movimento elevou a avaliação da empresa para 350 mil milhões de dólares (329 mil milhões de euros), consolidando-a como a startup privada mais valiosa do mundo.

Grande parte das receitas da SpaceX provém de contratos com o governo dos EUA, que se espera sejam ampliados na administração de Trump. Durante a campanha, Trump elogiou a visão de Musk em levar astronautas a Marte, tendo participado num lançamento da SpaceX no Texas pouco depois das eleições.

Jared Isaacman, nomeado por Trump para liderar a NASA, é outro entusiasta da SpaceX. Isaacman, que realizou a primeira caminhada espacial comercial num voo da SpaceX em setembro, descreveu a empresa como “a organização mais inovadora e impressionante que já vi” e destacou a sua importância para o avanço da exploração espacial.

Revés legal para Musk
Nem tudo tem sido positivo para Musk nos últimos dias. Um tribunal em Delaware voltou a anular o pacote de compensações da Tesla aprovado em 2018, avaliado atualmente em mais de 100 mil milhões de dólares (94 mil milhões de euros). A Tesla já anunciou que irá recorrer da decisão, enquanto Musk, através da rede social X, criticou o veredicto como “corrupção absoluta”.

Mesmo que o pacote de compensação venha a ser revertido, Musk mantém uma posição confortável como o homem mais rico do mundo, com uma margem considerável sobre qualquer outro bilionário.