“Ele pode parar Putin”: Zelensky vê Trump “decisivo” para acabar com a guerra na Ucrânia
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, garantiu na passada quinta-feira que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, “é capaz de ser decisivo” para pôr fim à invasão russa, desencadeada no final de fevereiro de 2022 por ordem de o presidente da Rússia, Vladimir Putin. “Trump é capaz de ser decisivo nesta guerra, ele pode realmente deter Putin, ou melhor, ajudar-nos a deter Putin”, referiu o presidente ucraniano, em entrevista.
Zelensky reconheceu que já manteve “várias conversas” com o futuro presidente americano, tanto pessoalmente como ao telefone. “Ele é forte e imprevisível. Gostaria muito que a imprevisibilidade do presidente Trump se aplicasse principalmente à Federação Russa. Acho que ele quer realmente acabar com a guerra”, sustentou o presidente ucraniano, frisando que durante os seus contactos com Trump “não houve qualquer momento negativo” e destacando a importância de “construir relações” entre ambos.
Assim, Zelensky garantiu que a sua equipa e a de Trump estão “em contacto constante”, incluindo os ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa; e sublinhou que nos Estados Unidos estão cientes de que Kiev se recusa a render-se a Moscovo.
Donald Trump, que tomará posse em 20 de janeiro, afirmou em diversas ocasiões que se considera capaz de resolver a guerra na Ucrânia com apenas um telefonema. Durante a sua primeira fase na Casa Branca manteve boas relações com Putin e também se encontrou com Zelensky durante as fases iniciais do seu mandato.