Atenção ao acelerador: Eixo Alvalade-Entrecampos vai ter radares de sinal vermelho e de velocidade
Lisboa pretende reduzir a velocidade entre Alvalade e Entrecampos: a autarquia aprovou uma proposta que prevê um conjunto de medidas para colocar radares na Av. EUA. A medida chegou no âmbito de uma petição “Zero Mortes nas Ruas de Lisboa”, lançada em setembro, para garantir a segurança dos peões nas zonas mencionadas.
Entre agosto e setembro, no espaço de duas semanas, duas pessoas foram mortalmente atropeladas na zona de Entrecampos, o que levou o Livre a apresentar uma proposta à Câmara Municipal de Lisboa com medidas para garantir a segurança dos peões em determinadas ruas da capital.
Entre as quais está a “redução imediata das velocidades” no eixo Avenida das Forças Armadas-Av. EUA, entre Entrecampos e Alvalade, e a criação de uma equipa multidisciplinar para analisar os acidentes com feridos graves e mortes. Estão ainda previstas soluções a longo prazo, “como a reabilitação urbana com vista à melhoria da acessibilidade pedonal e do espaço público”.
Para limitar a velocidade a que os carros percorrem as respetivas avenidas, serão instalados radares de sinal vermelho e de velocidade nos locais onde aconteceram os acidentes. Pretende-se ainda reformular o espaço público, com a criação de corredores multimodais e prioridade à segurança pedonal, às bicicletas e ao transporte público.