Efacec entra na Suécia com inovação premiada internacionalmente

A nova geração de mecanismos de passagens de nível, resistente a temperaturas negativas e ventos fortes, foi desenvolvida pela Efacec e pelo INEGI para a Trafikverket, a entidade gestora da infraestrutura ferroviária e rodoviária da Suécia. Esta solução venceu um Red Dot Design Award, na categoria Product Design 2021, de acordo com o comunicado enviado pela empresa à Executive Digest.

Depois de ter conseguido um dos mais importantes contratos do segmento de passagens de nível da Europa, a Efacec desenvolveu, certificou e já iniciou o fornecimento de sistemas de passagens de nível automáticos de nova geração para a Trafikverket. O novo mecanismo de barreira de passagens de nível – XBarrier 100 – foi desenvolvido no âmbito de uma parceria de I&D com o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

“Este concurso colocou-nos importantes desafios tecnológicos pois implicava desenhar uma nova solução de passagens de nível adaptada aos requisitos particulares da exploração ferroviária sueca. Desde as fases iniciais, sabíamos que o INEGI seria o parceiro ideal. E assim aconteceu: trabalhámos num verdadeiro espírito de colaboração entre a indústria e o sistema científico e tecnológico nacionais”, corrobora Pedro Pinto, diretor da área de negócio de Transportes da Efacec.

E foi como resposta a estes requisitos específicos que a Efacec, em parceria com o INEGI, deu vida ao XBarrier 100, um novo produto, capaz de suportar condições climatéricas adversas e que incorpora um inovador conceito de contrapeso, necessário para o movimento controlado da haste da barreira. Nesta solução, o contrapeso não se encontra no exterior da carenagem, como acontece nos sistemas mais comuns, mas sim incorporado no corpo do produto, tornando-se impercetível a quem passa. O sistema de contrapeso está ainda adaptado para uma haste de sete metros de comprimento, totalmente modular e ajustável no momento e no local de instalação.

“Há questões, do ponto de vista de desenvolvimento, que não se levantam em Portugal, mas que num país nórdico são determinantes. Por exemplo, a haste da barreira deve ser resistente a condições adversas e o seu movimento deve estar assegurado. Este projeto mecânico já prevê que todo o sistema funcione num intervalo de temperaturas dos -40°C aos 70°C positivos, considerando a possibilidade de formação de gelo, a presença de neve e a possibilidade de a velocidade do vento atinja os 126km/h.”, explica Emanuel Lourenço, responsável pelo projeto no INEGI.

Apesar de o Xbarrier100 estar pensado para responder às necessidades específicas da Suécia, o novo sistema capacita a Efacec para a entrada em novos mercados, nomeadamente noutros países escandinavos, tal como Noruega, Finlândia e Dinamarca, onde a Efacec tem já uma presença importante.