EDP, Millennium BCP e CGD são as marcas portuguesas com maior oportunidade de ganhar valor
A EDP (oportunidade de ganhar 36 milhões de dólares), o Millennium BCP (9 milhões de dólares) e a Caixa Geral de Depósitos (5 milhões de dólares), são as marcas portuguesas com maior oportunidade de ganhar valor através de uma melhor comunicação sobre sustentabilidade.
O primeiro Sustainability Gap Index Report da Brand Finance mostra que estas são as marcas portuguesas com o maior gap positivo de sustentabilidade, ou seja, cuja perceção de sustentabilidade é superior ao valor real.
A nível global, a Microsoft lidera o ranking como a marca com o maior gap positivo (oportunidade de ganhar 1,5 mil milhões de dólares) e a Tesla com o maior gap negativo (4,1 mil milhões de dólares em risco).
“Todas as marcas portuguesas no ranking têm um gap de sustentabilidade positivo, ou seja, têm uma oportunidade de ganhar valor se melhorarem a sua atual comunicação de sustentabilidade, uma vez que os consumidores as percepcionam como sendo mais sustentáveis do que realmente são, especialmente a EDP”, diz Pilar Alonso Ulloa, Managing Diretor Iberia (Espanha, Portugal) e América do Sul.
Nome da marca | Indústria | 2023 Valor da marca (USDm) | 2023 Valor das percepções de sustentabilidade (USDm) | Valor do défice de sustentabilidade (USDm) |
EDP | Energia | 2,509 | 237 | 36 |
Millennium BCP | Banca | 878 | 62 | 9 |
Caixa Geral de Depositos | Banca | 689 | 50 | 5 |
Nos | Telecomunicações | 509 | 50 | 2 |
Galp Energia | Petróleo e gás | 2,043 | 177 | 0 |
O Índice de Percepções de Sustentabilidade demonstrou que muitas das empresas mais valiosas do mundo tê a oportunidade de encaixar milhares de milhões de dólares de valor financeiro através da melhoria das acções ESG e da comunicação associada.
“A nossa investigação revelou que quando o desempenho supera a perceção, existe uma oportunidade de gerar valor rapidamente, comunicando de forma mais eficaz o compromisso genuíno de uma marca com a sustentabilidade. Por outro lado, quando a perceção supera o desempenho, o valor está em risco iminente, uma vez que as marcas estão expostas à reação do público e a uma “correção” do valor das suas percepções de sustentabilidade”, sublinha Robert Haigh, Diretor de Estratégia e Sustentabilidade da Brand Finance.
A Tesla tem a maior proporção de valor apoiada por perceções de sustentabilidade de todas as marcas (26,9%), o que se traduz num valor de perceção de sustentabilidade de 17,8 mil milhões de dólares. Já a Microsoft tem o maior valor de diferença positiva de todas as marcas, de acordo com a investigação da Brand Finance: 1,5 mil milhões de dólares. Isto revela que o desempenho da Microsoft em termos de sustentabilidade supera a sua perceção de sustentabilidade, o que significa que a Microsoft tem a oportunidade de gerar até 1,5 mil milhões de dólares através de uma melhor comunicação das suas iniciativas e serviços de sustentabilidade.