EDP junta-se à dona do Facebook e à Salt River Project para inaugurar parque solar nos EUA

A EDP, através da EDP Renováveis América do Norte, em conjunto com o Salt River Project (SRP) e a Meta, dona do Facebook, inauguraram o Parque Solar Brittlebush com uma capacidade de 200 MW localizado perto da cidade de Coolidge, Arizona, nos EUA.

O novo empreendimento marca um avanço significativo no setor de energia solar da região e reflete o compromisso das empresas envolvidas com a sustentabilidade e a redução das emissões de carbono.

“As políticas com visão de futuro do Arizona e o ambiente empresarial acolhedor para tecnologias inovadoras que priorizam a sustentabilidade fazem dele um local perfeito para gerar energia solar,” observou Sandhya Ganapathy, CEO da EDP Renováveis América do Norte. “Estamos orgulhosos da parceria com o Salt River Project e a Meta que resultou na redução das emissões de carbono, benefícios económicos locais e na diversificação do portfólio energético do Arizona. Isto é algo que todos os habitantes do Arizona podem apoiar.”

O projeto Brittlebush está alinhado com o compromisso da SRP de descarbonizar seu portefólio de geração de energia de forma responsável, ao mesmo tempo que fornece energia acessível e confiável para uma das áreas de crescimento mais rápido dos EUA. Bobby Olsen, Diretor Executivo de Planeamento, Estratégia e Sustentabilidade da SRP, expressou “orgulho em colaborar com a EDPR NA para trazer mais energia limpa para o Arizona e apoiar os objttivos de energia renovável da Meta”, mencionando que o projeto ajudará a alcançar a meta da SRP de reduzir as emissões em 82% até 2035.

A energia gerada pelo Brittlebush será totalmente dedicada ao centro de dados da Meta em Mesa, Arizona, e representa a terceira parceria entre a EDPR NA e a Meta em projetos de energia renovável. Além do Brittlebush, a Meta receberá energia de outros dois recursos da SRP: a Central Solar West Line (100 MW) e a Central Eleven Mile (300 MW de baterias e energia solar).

O Parque Solar Brittlebush também terá um impacto positivo na economia local, com milhões de dólares em pagamentos para os governos locais ao longo de sua vida útil, beneficiando escolas, instalações de saúde e outros serviços comunitários. A construção do projeto gerou mais de 300 empregos temporários e manterá cinco postos de trabalho permanentes relacionados com a operação e manutenção da instalação.

Este projeto é o segundo da EDPR NA no Arizona, ampliando sua presença no estado para um portefólio total de 358 MW de ativos solares. Além do Brittlebush, a empresa está a desenvolver o Parque Solar Table Top de 96 MW e opera o Parque Solar Sun Streams de 158 MW, gerando um total combinado de 400 empregos durante a construção e 10 postos de trabalho permanentes.