EDP é a marca mais valiosa de Portugal. Galp Energia e Pingo Doce completam pódio
A EDP foi considerada a marca portuguesa mais valiosa, seguida da Galp e do Pingo, de acordo com o relatório inaugural Portugal 25 2023 elaborado pela da Brand Finance.
“A EDP (valor de marca ligeiramente inferior em 4% para 2,4 mil milhões de euros) é a marca portuguesa mais valiosa, seguida da Galp Energia (valor de marca superior em 40% para 2 mil milhões de euros) e do Pingo Doce (valor de marca superior em 53% para 1,2 mil milhões de euros)”, explica a Brand Finance.
Presente em 29 mercados de três continentes na produção, transporte, distribuição e venda de eletricidade e gás, a marca apresentou bons resultados financeiros e implementou planos de expansão para 2022.
A EDP tem também a Reputação de marca mais elevada do setor em Portugal (6.6), no entanto, os rácios de Sensibilização (65%), Familiaridade (49%) e Consideração (38%) não são muito elevados em comparação com alguns dos seus concorrentes, como a Galp Energia: Consciência (98%), Familiaridade (87%) e Consideração (72%).
A Galp continua como líder no setor do retalho de combustíveis em Portugal, onde detém uma quota de mercado de 26%, de acordo com a Brand Finance, tendo apresentado em 2022 um resultado líquido próximo de 1,5 mil milhões de euros.
Já o Pingo Doce registou um crescimento de vendas de 9,4% para atingir 1,1 mil milhões de euros em 2022. Além disso, abriu 10 novas lojas e renovou 37 locais ao longo do ano fiscal. Os dados do estudo de mercado da Brand Finance sublinham o forte posicionamento da marca Pingo Doce, com pontuações elevadas em Consciência (99%), Familiaridade (95%) e Consideração (94%).
A Ara (valor de marca +68% para 135,5 milhões de euros), outra marca pertencente ao grupo retalhista português Jerónimo Martins, para além do Pingo Doce, registou um crescimento significativo do valor de marca de 68%, o mais elevado entre as 25 marcas de topo em Portugal. Este feito impulsionou a marca retalhista para o 23º lugar do ranking.
A Fidelidade e a Brisa são novas entradas, ocupando o 8º e o 19º lugar, respetivamente.
O valor combinado das 25 principais marcas de Portugal ascende a 12,6 mil milhões de euros, o que é 22% superior ao registado em 2021.
Sustentabilidade
A EDP obteve também o valor mais elevado de perceção da sustentabilidade (SPV), com 237 milhões de euros. A empresa anunciou planos para aumentar o investimento e gastar 25 mil milhões de euros em quatro anos para quase duplicar a sua capacidade de energia renovável para 33 gigawatts até 2026.
Já a Galp Energia obtém o maior Sustainability Perceptions Score no ranking Portugal 25 2023, com 4,5 em 10, e detém a pontuação mais alta na métrica “Comprometida com a proteção do ambiente natural”, “Confiável” e “Profissionalmente, eticamente e responsável” do setor em Portugal.
Força da marca
Já no que respeita à força da marca, a NOS (valor da marca aumentou 19% para 135,5 milhões de euros), assegura a posição de topo no Brand Finance’s Brand Strength Index (BSI), com uma pontuação de 84/100 e uma classificação AAA-.
O estudo da Brand Finance demonstra pontuações elevadas para a marca de telecomunicações em termos de notoriedade (97%) e familiaridade (91%). Tem ainda uma das mais elevadas pontuações de Reputação entre as marcas do setor, com uma pontuação de 6,2 em 10.