É o fim dos estofos em pele: Mini vai passar a utilizar tecidos reciclados

A Mini anunciou que gradualmente irá retirar os estofos em pele dos seus próximos modelos. O objetivo é adotar tecidos totalmente reciclados, numa tentativa de tornar os veículos mais sustentáveis do ponto de vista ambiental.

Numa entrevista ao site britânico Autocar, Oliver Heilmer, chefe de design da marca, afirmou que “não vamos precisar deste material no futuro, nem acreditamos que seja sustentável. Estamos convencidos de que teremos outros materiais modernos e de elevado valor – sem pele”. Fica por saber, no entanto, quando a Mini tenciona ter removido por completo o estofamento em pele dos seus veículos.

No entanto, a procura por pele continua em alta. Segundo o Autocar, cerca de 54% dos novos veículos que a Mini vende no Reino Unido são encomendados com estofos em pele, o que normalmente representa um opcional ou faz parte de um nível de equipamento mais elevado e, por isso, mais caro.

Esta transição da Mini para materiais reciclados já está em marcha e não é de colocar de parte a hipótese de outros materiais nos acabamentos do habitáculo virem a ser substituídos por alternativas ambientalmente sustentáveis.