“É muito provável que a volatilidade do mercado se mantenha elevada para os ativos de maior risco”, revela analista
Os mercados acionistas subiram em toda a Europa esta segunda-feira, reduzindo algumas das perdas da semana passada, antes de mais uma semana agitada na frente macroeconómica.
Os índices de referência estavam no verde, de Frankfurt a Madrid, esta manhã, impulsionados por todos os setores, com os melhores desempenhos entre as ações do setor imobiliário e da tecnologia.
O sentimento do mercado estava em alta depois de os investidores terem avaliado a ação militar de Israel em Gaza, no fim de semana, como mais limitada do que se esperava. No entanto, este sentimento pode ser de curta duração, uma vez que a situação geopolítica permanece tensa na região, especialmente devido à invasão terrestre.
Por outro lado, outra pressão de baixa para o sentimento do mercado vem da frente macro, com os traders a enfrentarem uma semana agitada com os relatórios do IPC dos países da zona euro, a produção industrial chinesa, a decisão do BoE sobre as taxas do Reino Unido, bem como um conjunto de dados-chave dos EUA com o PMI, JOLTs, reunião da FOMC e relatório NFP.
Dito isto, é muito provável que a volatilidade do mercado se mantenha elevada para os ativos de maior risco, e os investidores avaliarão cautelosamente o desenrolar desta semana antes de tomarem quaisquer decisões sobre a exposição das suas carteiras nas próximas semanas.
O STOXX-50 desafia atualmente o apoio de 4.030,0 pts num movimento de recuo após as perdas da última sexta-feira e a recuperação de hoje da zona de 4.013,0 pts/3.993,0 pts.
Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades