Drone russo sobrevoa local da reunião entre Zelensky e Starmer em Kiev e atrai fogo antiaéreo

A reunião entre Keir Starmer e Volodymyr Zelensky, naquela que foi a primeira viagem oficial do primeiro-ministro britânico à Ucrânia desde que assumiu o cargo, ficou marcada pelos estrondos altos ouvidos no palácio presidencial conforme as defesas aéreas ucranianas tentavam abater um drone russo.

O drone pôde ser visto e ouvido a zumbir sobre o Palácio Mariinskyi, não muito longe do gabinete do presidente: de acordo com o jornal britânico ‘The Guardian’, não ficou imediatamente claro se o drone foi abatido com sucesso.

O ataque ocorreu quando Starmer viajou para a Ucrânia para se encontrar com Zelensky pela primeira vez desde que entrou em Downing Street e reforçar uma parceria “mais próxima do que nunca” dias antes de Donald Trump regressar à Casa Branca. Os dois países assinaram um acordo de parceria para aprofundar o relacionamento de defesa existente, com mais assistência militar a Kiev.

“A ambição de Putin de arrancar a Ucrânia dos seus parceiros mais próximos foi um fracasso estratégico monumental. Em vez disso, estamos mais próximos do que nunca, e essa parceria levará essa amizade ao próximo nível”, salientou Starmer. “O poder das nossas amizades de longo prazo não deve ser subestimado. Apoiar a Ucrânia para se defender da invasão bárbara da Rússia e reconstruir um futuro próspero e soberano é vital para a fundação de segurança deste Governo e o nosso plano de mudança.”