Dos 2,89 aos 18,93 euros por 100 km: quais os países onde é mais barato carregar o seu EV? E os mais caros? Portugal surge em destaque

Onde estão os postos de carregamento de carros elétricos (EV) mais baratos da Europa? Ou em sentido contrário, onde ficam os países com tarifas de carregamento mais pesadas para os bolsos?

Segundo dados do Observatório Europeu de Combustíveis Alternativos (EAFO), citado pelo site ‘Euronews’, Islândia e Portugal estão entre os lugares mais acessíveis da Europa para carregar um EV quando estiver fora de casa, ao passo que Noruega e Eslovénia ‘são de fugir’.

Já França e Alemanha, duas das maiores economias do Velho Continente, estavam entre os países – como Croácia, Itália, Dinamarca e Suécia – cujos taxas de carregamento público estão próximas da média europeia.

Para padronizar a pesquisa, os cálculos foram baseados numa sessão típica de recarga rápida DC (carregamento em corrente contínua) para um Tesla Model 3, o segundo veículo elétrico mais popular da Europa, depois do Tesla Model Y. Os investigadores da EAFO impuseram um tempo de carregamento de 25 minutos para gerar uma carga de bateria de entre 10 e 80% em pontos de carregamento públicos, com dados de preços obtidos diretamente de operadores de pontos de carregamento (CPO).

E quais os resultados?

A Islândia foi declarado o lugar mais barato da Europa para carregar o modelo de Elon Musk, a um custo de 2,89 euros por 100 km, um pouco à frente de Portugal, onde os condutores têm de desembolsar 3,18 euros para cobrir a mesma distância. O top 3 fica fechado com a Finlândia, com os motoristas a pagar 4,63 euros pelo carregamento rápido DC.

Embora um mercado pequeno, a Islândia surgiu como um forte apoiante dos EV, com uma penetração significativa, particularmente na capital Reiquiavique: os seus abundantes recursos de energia renovável ajudam a reduzir o preço de carregamento.

No extremo aposto, está a Noruega, de longe o lugar mais caro da Europa: para conduzir 100 km, tem de pagar cerca de seis vezes mais maior do que na Islândia, com incríveis 18,93 euros – uma diferença de 16,04 euros para a Islândia. A Eslovénia não se fica a rir: é o segundo país mais caro, com 17,02 euros.

Os preços variaram no sul da Europa, com a Espanha a mais barata, a 7,11 euros: Bulgária (7,34 euros), Itália (9,12 euros), Grécia (9,83 euros), Malta (9,83 euros) e Chipre (9,83 euros). Já Alemanha e França estavam entre vários países do norte e centro da Europa cujas taxas de cobrança estão entre 7 e 10 euros. Estónia e Alemanha foram as nações mais caras dentro deste grupo, com taxas de 9,99 e 8,93 euros por 100 km, respetivamente, seguidas de perto pela Dinamarca com 8,81 euros.

Já os condutores que viajam por França podem pagar 7,26 euros, um pouco menos do que os vizinhos do Canal da Mancha, o Reino Unido, onde se cobram 7,79 euros. Na Áustria, o preço chega aos 7,88 euros.

Mais pontos de carregamento públicos do que nunca

Os Países Baixos lideram a Europa com mais de 154 mil pontos de carregamento públicos, refletindo o forte comprometimento do país com a adoção de EV e sua disposição de investir em infraestrutura vital. Alemanha e a França têm extensas redes públicas de carregamento de EV, com ambos a ostentar mais de 125 mil pontos de carregamento. A Alemanha fica atrás apenas dos holandeses, com 130.828, enquanto França está em terceiro lugar, com 127.530, de acordo com os dados da EAFO.