Do primeiro caso na China à chegada das vacinas em Portugal. Cronologia da evolução da COVID-19

Embora 2020 tenha sido o ano em que a pandemia de COVID-19 dominou o dia-a-dia, das conversas no café (ou via Zoom) ao negócio das empresas, passando pelas notícias na televisão, é preciso recuar até 2019 para começar a contar a história deste vírus. Foi em Dezembro de 2019 que se ouviu falar do primeiro caso de infecção pelo coronavírus.

Um ano depois, já morreram mais de 1,7 milhões de pessoas em todo o Mundo e o número de casos confirmados de infecção ultrapassa os 77 milhões, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins. Os Estados Unidos da América são o país mais afectado, contabilizando quase 18 milhões de pessoas infectadas, logo seguido pela Índia, Brasil, Rússia e França.

Acompanhe, em baixo, a cronologia do novo coronavírus e como a pandemia tem evoluído até agora:

2019

Dezembro

Mundo

– É confirmado o primeiro caso de infecção por um novo vírus. É na província de Wuhan, na China, que a pandemia começa a ganhar forma, sendo que na altura ainda não se falava na possibilidade de extensão a todo o planeta.

– A 31 de Dezembro, o gabinete da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China informa sobre mais de duas dezenas de casos de pneumonia de origem desconhecida detectados em Wuhan. Os factos ainda não poucos, mas os médicos apontam para um mercado de marisco como possível fonte e para sintomas como febre elevada.

2020

Janeiro

Portugal

– A 15 de Janeiro, as autoridades portuguesas pronunciam-se pela primeira vez sobre o tema. Graça Freitas, directora-geral da Saúde, inicia um percurso de declarações que a irá tornar um rosto conhecido dos portugueses. Na altura, indicou apenas que, com base em informações vindas da China, o surto estaria contido e que uma eventual propagação em massa não era uma opção equacionada.

– Portugal anuncia, a 22 de Janeiro, que o Hospital de São João, no Porto, e que os hospitais Curry Cabral e Estefânia, em Lisboa, estão em alerta.

– O primeiro caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus em Portugal é testado e as análises dão negativo, a 25 de Janeiro.

Mundo

– Ainda na primeira quinzena de Janeiro, chegam mais informações sobre o surto misterioso. As autoridades chinesas confirmam que o responsável pelas pneumonias é um novo tipo de coronavírus.

– A 20 de Janeiro, o especialista chinês Zhong Nanshan garante que a transmissão do vírus acontece entre humanos, uma vez que começam a aparecer casos de pessoas que nunca visitaram o mercado sob suspeita.

– Pela mesma altura, também no final de Janeiro, começam a surgir dúvidas sobre a forma com a China está a lidar com o surto, tendo já morrido três pessoas. Isto porque documentos reportados pela Associated Press mostram que as autoridades já sabiam da possibilidade de contágio entre humanos pelo menos seis dias antes de Zhong Nanshan divulgar isso mesmo.

Fevereiro

Portugal

– 18 portugueses e duas brasileiras são retirados de Wuhan, na China, e chegam a Lisboa, a 2 de Fevereiro. Ficam em isolamento voluntário durante 14 dias.

– Tanto Marcelo Rebelo de Sousa como António Costa começam a falar sobre o tema. O primeiro-ministro apela mesmo, a 28 de Fevereiro, para que a população reforce as medidas de prevenção e ajude a conter os riscos de contágio.

Mundo

– Em meados de Fevereiro, a China regista já mais de 66 mil casos e 1.500 mortes associadas ao novo coronavírus. No entanto, os números são vistos com optimismo e a curva começa a achatar graças a uma cerca sanitária em torno de Wuhan.

– É registada a primeira morte na Europa: um homem chinês recém-regressado a Paris morre infectado pelo novo coronavírus.

– Um homem no Egpito testa positivo, sendo o primeiro caso conhecido de infecção pelo novo coronavírus no continente africano.

Março

Portugal

– Os primeiros casos diagnosticados de infecção pelo novo coronavírus em Portugal foram reportados a 2 de Março. O primeiro óbito ocorreu também neste mês, no dia 16.

– A 2 de Março, o Governo anuncia também que os funcionários públicos ficam em teletrabalho ou isolamento profilático sem perda de salário.

– Dois dias depois, a 4 de Março, é divulgada uma linha de crédito de apoio de tesouraria a empresas afectadas pelo novo coronavírus, no valor de 100 milhões de euros.

– As fronteiras terrestres com Espanha passam a ser controladas através de nove pontos de passagem, destinados em exclusivo ao transporte de mercadorias e a trabalhadores que tenham de se deslocar por motivos profissionais.

– No dia 19, é declarado o primeiro período de Estado de Emergência, renovado mais tarde a 3 e 18 de Abril. É a primeira vez, em 46 anos de democracia, que Portugal entra em Estado de Emergência.

Mundo

– Itália torna-se o epicentro do surto, com mais de mil novos casos de infecção por dia. A 9 de Março, de acordo com o The Guardian, as bolsas enfrentam o pior dia desde a crise financeira de 2008.

– No dia 11 de Março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como pandemia.

– Nas duas primeiras semanas de Março, o número de casos detectados a nível mundial multiplicou-se por 10. A livre circulação dentro da União Europeia é suspensa, colocando em causa um dos princípios da comunidade.

Abril

Portugal

– Entre os dias 9 e 13 de Abril (período da Páscoa), os portugueses viram, pela primeira vez desde o início da pandemia, a sua liberdade de circulação limitada entre municípios.

– O primeiro-ministro anuncia que o terceiro período do ensino escolar será realizado à distância para todos os alunos até ao 9.º ano. O calendário de exames é adiado e passa a abranger apenas os exames específicos para acesso ao Ensino Superior.

Mundo

– A 3 de Abril, é ultrapassado o marco de um milhão de casos confirmados em todo o Mundo.

– Boris Johnson é infectado pelo novo coronavírus e é transferido para os cuidados intensivos. Por esta altura, são já várias as figuras públicas e personalidades infectadas ou em processo de recuperação – do actor Tom Hanks a Sophie Trudeau, mulher do primeiro-ministro do Canadá.

Maio

Portugal

– Entre os dias 1 e 3 de Maio, os portugueses não podem deslocar-se entre concelhos.

– O Estado de Calamidade é declarado a 3 de Maio, colocando um ponto final no Estado de Emergência. Seguiram-se três fases de desconfinamento.

– Conselho de Ministros proíbe a realização de festivais de música até 30 de Setembro. Festa do Avante aparece, desde o início, como uma potencial excepção (que se veio a confirmar).

Mundo

– Nos Estados Unidos da América, o país mais afectado pela pandemia, a taxa de desemprego ascende aos 14,7%. É o nível mais elevado desde a Grande Depressão.

– Na Europa, o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) apresenta aos Estados-membros um conjunto de recomendações para que as restrições à circulação possam ser, gradualmente, levantadas.

Junho

Portugal

– O Governo anuncia, a 23 de Junho, novas restrições para a Área Metropolitana de Lisboa, sob pena de crime de desobediência. Os estabelecimentos comerciais têm de fechar às 20h, com excepção para os restaurantes. Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas nas áreas de serviços dos postos de combustíveis.

Mundo

– Depois de um período de quarentena e confinamento que atingiu grande parte do planeta, os números começam a melhorar na Europa. No entanto, não é este o cenário no resto do Mundo: o vírus regressa ao Leste da Ásia e começam a surgir notícias de surtos em África.

– No Reino Unido, regista-se a maior quebra do PIB desde que há registo. Nos países em desenvolvimento, como o Paquistão ou o Bangladesh, as conquistas dos últimos 15 anos no combate à pobreza vão por água abaixo, segundo indica o The Guardian.

Julho

Portugal

– A 1 de Julho é declarado o Estado de Alerta para a generalidade do País. No entanto, há excepções: a Área Metropolitana Lisboa fica em Estado de Contingência e 19 freguesias de cinco municípios desta mesma região mantêm-se em Estado de Calamidade.

Mundo

– Donald Trump começa a pedir para que os estados norte-americanos aligeirem as restrições, apesar de o número de novos casos confirmados continuar a subir.

– A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a criação do Independent Panel for Pandemic Preparedness and Response (IPPR), com o objectivo de avaliar a resposta global à pandemia.

Agosto

Portugal

– A 1 de Agosto, o Governo anuncia que o Estado de Alerta mantém-se para a generalidade do País, mas que todo o território da Área Metropolitana de Lisboa passa a Estado de Contingência.

Mundo

– Com mais de 200 mil novos casos por dia, a nível mundial, o ritmo de contágio parece ter abrandado: países como Espanha, Alemanha, Itália ou Reino Unido registam menos de 50 casos por cada 100 mil habitantes – a taxa mais baixa desde o início da pandemia.

– O número total de casos confirmados, em todo o Mundo, ultrapassa o marco dos 20 milhões a 12 de Agosto.

Setembro

Portugal

– A 1 de Setembro, é lançada oficialmente a aplicação móvel StayAway COVID.

– Portugal entra em Estado de Contingência no dia 15 de Setembro, com novas regras específicas de organização do trabalho relativamente às áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Mundo

– Hans Kluge, da OMS, alerta que ainda não está na altura de baixar os braços e que o ritmo de contágio parece voltar a acelerar no pós-Verão. Por esta altura, o número de novos casos na Europa já ultrapassava o pico da primeira onda de infecções de Março.

– Na Europa, é publicado um guia com os objectivos da UE face aos programas de vacinação nos vários Estados-membros. São consideradas diferentes estratégias para diferentes situações epidemiológicas.

Outubro

Portugal

– O Governo anuncia Estado de Calamidade para a generalidade do País a 15 de Outubro.

– Os municípios de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira da sub-região Tâmega e Sousa são alvo de medidas especiais, no dia 23 de Outubro.

– A 23 de Outubro, é aprovada pelo Parlamento a utilização obrigatória de máscara na rua.

– Tal como tinha acontecido na Páscoa e no 1 de Maio, o Dia de Todo os Santos leva o Governo a limitar de novo a circulação entre municípios, desta vez entre os dias 30 de Outubro e 3 de Novembro.

Mundo

– A 2 de Outubro, Donald Trump anuncia que está infectado com o novo coronavírus. Através do Twitter, o presidente dos Estados Unidos da América revela que testou positivo, bem como a primeira-dama, dando início a um processo de quarentena e recuperação que envolveu uma visita ao hospital.

– A 19 de Outubro, o total de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus ultrapassa  jáos 40 milhões, a nível global.

Novembro

Portugal

– No dia 4 de Novembro, as medidas especiais aplicadas aos municípios de Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira da sub-região Tâmega e Sousa passam também a abranger um conjunto de 121 municípios de Norte a Sul. O critério de escolha prendeu-se com o elevado risco de contágio (240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias) mas também com a contiguidade territorial.

– Novo Estado de Emergência no dia 9 de Novembro para todo o território nacional.

– A 16 de Novembro entra em vigor a nova lista de municípios em situação de elevado risco, que passa a contabilizar 191 municípios. Torna-se obrigatório o recolhimento entre as 23h e as 5h, nos municípios de maior risco, onde os cidadãos também devem estar em casa, ao fim-de-semana, a partir das 13h.

– A 24 de Novembro, o Estado de Emergência é renovado e a lista de municípios com elevado risco de contágio é actualizada, desta vez com base em quatro níveis de gravidade: 1) nível moderado (menos de 240 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias); 2) nível elevado (entre 240 e 479 casos por 100 mil habitantes; 3) nível muito elevado (entre 480 e 959 casos por 100 mil habitantes); e 4) nível extremamente elevado (960 ou mais casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias).

Mundo

-Inglaterra regressa ao confinamento, França encerra os bares e restaurantes e obriga os cidadãos a apresentarem uma declaração para poderem sair de casa. Por esta altura, também Espanha enfrenta novo cenário severo: cerca de um terço das camas das unidades de cuidados intensivos está ocupado.

– A Moderna anuncia, a 16 de Novembro, que a sua vacina para a COVID-19 tem uma taxa de eficácia de 94,5%.

– A 18 de Novembro, a Pfizer avança que a vacina que desenvolveu tem uma eficácia de 95% (e não 90% como anunciado numa primeira fase).

Dezembro

Portugal

– Pela terceira vez em 2020, o Governo anuncia uma nova limitação de circulação entre concelhos, de forma a abranger os feriados de 1 e 8 de Dezembro. Foi ainda decretada tolerância de ponto e suspensão da actividade lectiva, bem como incentivada a dispensa de trabalhadores do sector privado, nos dias 30 Novembro e 7 de Dezembro.

– A 3 de Dezembro, é apresentado o Plano Nacional de Vacinação, que decorrerá em três fases. Os primeiros a serem vacinados serão as pessoas com 50 ou mais anos e patologias mais frequentes nos casos graves de COVID-19; os residentes em lares e internados em unidades continuados; e profissionais de saúde e forças de segurança.

– Novo Estado de Emergência a 9 de Dezembro, dia em que foi também actualizada a lista de municípios com elevado risco de contágio com base nos quatros níveis de gravidade.

– Plano Nacional de Vacinação arrancou a 27 de Dezembro.

– O Plano Nacional de Vacinação iniciou (a 27 de Dezembro) no Hospital de São João, no Porto, com o médico infeciologista António Sarmento a receber pelas mãos da enfermeira Isabel Ribeiro a primeira dose.

– A 29 de Dezembro estavam vacinados 16.701 profissionais de saúde e assistentes operacionais.

Mundo

– O Reino Unido é o primeiro país ocidental a aprovar uma vacina para a COVID-19, no dia 2 de Dezembro. A escolha recai sobre a Pfizer e a BioNTech.

– A 21 de Dezembro, é a vez de a Comissão Europeia aprovar a primeira vacina a ser distribuída na União Europeia. Também neste caso, a vacina da Pfizer e da BioNTech é a escolhida.

– Também a 21 de Dezembro, o Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) confirma que a nova mutação detectada no Reino Unido é mais transmissível dos que as variantes já existentes.

– O Reino Unido coloca-se no centro da pandemia depois de detectados casos de uma nova estirpe. A maioria dos países da União Europeia, incluindo Portugal, anuncia restrições de viagens para limitar contágio.

– A 27 de Dezembro a campanha de vacinação contra a Covid-19 na União Europeia arrancou em vários Estados-membros.