“Dinheiro e influência de Musk vão ajudar a tornar a Europa num paraíso de direita”, diz aliado de Trump
A riqueza e a influência do multibilionário da tecnologia Elon Musk são armas valiosas para disseminar ainda mais o populismo MAGA na Europa, garantiu esta quarta-feira Steve Bannon, ex-assessor principal do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Em entrevista à publicação ‘Bloomberg’, um dos rostos do MAGA salientou que o “dinheiro e informação são as armas nucleares táticas gémeas da política moderna – e ele pode usar ambas numa escala sem precedentes”, referiu Bannon.
Elon Musk e Bannon estão entre os aliados mais influentes de Trump — embora as relações entre os dois dificilmente possam ser descritas como amigáveis, referiu o jornal ‘POLITICO’.
Steve Bannon, agora um proeminente podcaster de direita, avisou Musk na semana passada que ele e outros apoiantes do MAGA iriam “arrancar a sua cara” a menos que parasse de pressionar por vistos para trazer trabalhadores estrangeiros qualificados para os EUA. Os dois têm-se envolvido numa disputa nas últimas semanas sobre o programa de visto H-1B, no qual Trump ficou do lado de Musk.
Mas, apesar das divergências, Bannon disse que a influência de Musk funcionará em benefício do movimento MAGA, do qual ele é um defensor ferrenho. “Apoio a participação dele porque o inimigo do meu inimigo é meu amigo”, disse Bannon.
“Musk acaba de gastar um quarto de bilhão de dólares para eleger Trump”, referiu Bannon. “Se ele colocar a mesma quantia de dinheiro em toda a Europa, ele vai virar todas as nações para uma agenda populista. Não há um Governo centrista de esquerda na Europa que consiga resistir a esse ataque.”
Recorde-se que Elon Musk recentemente agitou a política na Europa após redobrar o seu apoio ao partido de extrema-direita alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) e iniciou uma acesa troca de palavras com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer.