Diga adeus a cozinhar, passar a ferro ou limpar em 2025: este robô humanoide fará tudo por si
- A intenção para a criação de qualquer tipo de robô é facilitar a vida e aliviar a carga de trabalho dos humanos: embora haja cada vez mais lados do nosso quotidiano que estas máquinas já estejam capazes de cobrir – e a um ritmo crescente -, a verdade é que ainda existe um longo percurso pela frente.
Este percurso foi, no entanto, ‘abreviado’ pela chegada da Inteligência Artificial, que acelerou este caminho para passos mais rápidos, e já são cada vez mais exemplos de robôs que estão a substituir as pessoas em diferentes empregos com resultados muito bons.
Nesse particular, basta recordar o efeitos dos robôs Optimus 2 da Tesla ou com o Figure 02 nas fábricas da BMW para podermos imaginar que nos próximos cinco anos a chegada de mais robôs humanoides será uma realidade.
A grande maioria dos exemplos estão centrados em fábricas ou para cobrir tarefas que exigem esforço físico, e embora seja normal que queiramos erradicar os trabalhos mais manuais e cansativos com robôs, existem outros aspetos da nossa vida em que muitas pessoas desejariam ver chegar essas máquinas.
Pense em tarefas domésticas: os inúmeros dispositivos que cobrem tarefas antes feitas à mão – sejam máquinas de lavar roupa ou louça, robôs de cozinha ou aspirados – ainda são limitadas em certos aspetos, pelo que cresce o entusiasmo pelo robô humanoide Astribot S1, que chegará ao mercado ainda este ano, de uma subsidiária relativamente desconhecida da Stardust Intelligence com sede em Shenzhen, China.
Consiste num mordomo robótico, recentemente apresentado, e que mostrou muito ágil e capaz de realizar todo o tipo de tarefas domésticas: desde cozinhar, limpar, passar, esfregar, regar as plantas até cuidar do seu animal de estimação, este robô é capaz de atender às necessidades da sua casa com delicadeza e precisão nos movimentos e também rapidez na hora de fazer coisas que até agora nunca se viu.
De acordo com Astribot, o humanoide S1 pode realizar movimentos com uma velocidade máxima de 10 metros por segundo e suporta uma carga útil de 10 kg por braço.
Tudo isto porque é alimentado por Inteligência Artificial, que permite controlar os tempos de cozedura ou saber o que alimentar o gato, entre muitas outras coisas.
The Astribot ‘Hello World’ vid seems to have dropped out of nowhere.
S1’s dexterity is just surreal to watch: pic.twitter.com/78XWan1nSb
— Electrik Dreams (@electrik_dreams) April 26, 2024