DGS decide. Vacina da AstraZeneca dada a pessoas até aos 65 anos
A Direção-Geral da Saúde (DGS) considera que, até novos dados estarem disponíveis, a vacina contra da covid-19 da AstraZeneca deve ser preferencialmente utilizada para pessoas até aos 65 anos de idade. “Até novos dados estarem disponíveis”, a vacina “deve ser preferencialmente utilizada para pessoas com 65 ou menos anos de idade”.
Numa norma divulgada no seu ‘site’, a DGS acrescenta, no entanto, que “em nenhuma situação deve a vacinação de uma pessoa com 65 ou mais anos de idade ser atrasada” se só estiver disponível esta vacina.
“Devem ser cumpridas as recomendações do fabricante relativas a manuseamento, preparação e administração, aprovadas na União Europeia, conforme o Resumo das Características do Medicamento”, alerta ainda a DGS.
Quanto ao “esquema vacinal”, o organismo esclarece que são recomendadas “duas doses com intervalo de 12 semanas”. “Se, após a 1ª dose, for confirmada infeção por SARS-CoV-2, não deve ser administrada a 2ª dose. Se foi administrada a 1ª dose a uma pessoa que tenha estado infetada por SARS-CoV2, não deve ser administrada a 2ª dose”, explica.