‘Descuido’ de funcionário da Kia obriga a recall de mais de 22 mil carros nos EUA… e tudo por um parafuso
Na lista ininterrupta de recalls de veículos registada nos Estados Unidos, houve um que se destacou: mais de 22 mil exemplares do Kia EV9 foram obrigados a regressar à oficina porque faltavam um ou mais parafusos no banco traseiro… um ‘descuido’ milionário de um funcionário da marca sul-coreana.
A administração americana responsável pela segurança rodoviária não brinca quando se trata de pessoas. E os fabricantes que não reportam avarias e problemas sensíveis à NHTSA arriscam milhões de dólares em multas. Assim, em geral, ninguém se esquece de reportar os dados de campo…
A Kia seguiu o procedimento para um problema bastante incomum, já que muitos clientes do EV9 reclamaram de ruídos anormais na cabina durante a condução, principalmente vindos da parte traseira do veículo. Os revendedores que cuidavam dos veículos notaram algo bastante raro no segundo e terceiro assentos.
Segundo o documento da NHTSA, os motivos do recall da Kia devem-se “a um erro de um montador da fábrica”. “Os parafusos de montagem do assento da segunda e/ou terceira fila podem estar a faltar”, referiu o organismo.
As instruções especificaram que os bancos podem soltar-se em caso de acidente ou simplesmente não manter os ocupantes no lugar, mesmo que estejam presos. A produção dos Kia EV9, entre 16 de outubro e 11 de novembro últimos, parece afetada por esse descuido.
Nos Estados Unidos, 22.883 Kia EV9 foram afetados por este recall: na Europa não há registo de qualquer recolha semelhante.