De ténis raros a carros de luxo: Coleção de multimilionário avaliada em 55 milhões de euros vai hoje a leilão

Uma impressionante coleção de memorabilia desportiva, ténis raros e carros de luxo, avaliada em 55 milhões de euros, pertencente ao empresário canadiano Miles Nadal, vai a leilão na RM Sotheby’s este sábado.

Entre os itens notáveis de Nadal à venda estão um fato de corrida autografado pelo lendário piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher e cinco icónicos Ferrari vermelhos clássicos, com valor conjunto estimado em 18.600 milhões de eutos. Destaca-se também um par raro de “Moon Shoe” da Nike, adquirido por Nadal em 2019 por um valor recorde de 401.855 euros.

Estes itens fazem parte da coleção luxuosa do empresário, que anteriormente esteve em exposição num museu particular em Toronto, no Canadá. Em entrevistas recentes, Nadal revelou que decidiu leiloar parte da sua coleção para libertar espaço e doar os lucros para instituições de caridade.

“Tenho 66 anos, quero aproveitar os frutos do meu trabalho e tentar tornar o mundo um lugar melhor”, disse Nadal ao BNN Bloomberg no início deste ano. O empresário, que já foi um dos CEOs mais bem pagos do Canadá, começou a colecionar carros raros e memorabilia desportiva há mais de 25 anos.

A coleção em leilão, avaliada em 55 milhões de euros, inclui uma impressionante coleção de ténis, estimada em 1,8 milhões de euros, adquirida por Nadal em 2019. “Um dia, eu estava aborrecido, sentado na minha casa de campo em Muskoka, e comprei algo chamado de coleção definitiva de ténis da Sotheby’s; foram 100 dos ténis mais icónicos”, revelou Nadal em entrevista ao BNN Bloomberg.

Além dos ténis, estarão à venda mais de 100 carros raros, muitos dos quais estiveram em exibição no museu “Dare to Dream” de Nadal em Toronto. Destaque para modelos como Ferrari 288 GTO, F40, F50, Enzo, LaFerrari, bem como um McLaren P1 2015 e um Bugatti Veyron 16.4 2008, anteriormente de propriedade do produtor musical Simon Cowell.

Nadal descreveu a sua coleção como resultado de “investimentos emocionais” e afirmou que se tornou difícil mantê-la, levando-o a decidir colocar alguns itens em leilão. O empresário fez fortuna após fundar a empresa de publicidade MDC Partners Inc. e é conhecido pelas suas generosas doações a instituições de caridade em Toronto, incluindo o Hospital Mount Sinai e a Universidade de York.