Datsun pondera expansão a mais mercados

Datsun GO-cross Concept
Afigurando-se como a marca low-cost da Nissan, a Datsun está a ponderar expandir-se a mais mercados globais. Atualmente presente em quatro países – Índia, Indonésia, Rússia e África do Sul –, a Datsun está a equacionar a sua movimentação para outros mercados mundiais, sendo que a concretizar-se essa aposta, a marca nipónica deverá ingressar nos competitivos mercados do sudeste asiático, América latina e África.
A revelação foi feita por Vincent Cobee, responsável global pela Datsun, que em declarações ao site Automotive News Europe explicou que os resultados obtidos pela marca no seu primeiro ano de atividade (recorde-se que foi lançada há apenas 18 meses) foram positivos, não obstante algumas dificuldades de penetração de mercado nalguns dos países em que se lançou com o citadino Go, sobretudo na Rússia.
No Salão de Tóquio, a marca aproveitou para revelar um concept de um SUV compacto, o Go-Cross, cuja base assenta naturalmente no Go, embora com diferenças estéticas e técnicas para o tornar mais radical. Para Vincent Cobee, a passagem à produção de um crossover como este não está ainda em cima da mesa, mas que caso exista ‘luz verde’ para a sua comercialização, seria entre 1000 e 1500 dólares mais caro do que um Go.
Desde que a Datsun foi relançada como marca de baixo custo (longe, portanto, da imagem desportiva criada na década de 1970 com o 240Z) em 2014, já conseguiu atingir cerca de 114 mil veículos vendidos nos quatro países, tendo ainda criado três fábricas em três países. O lançamento da marca na Europa continua a não estar nos planos futuros da Datsun.