Data center de Sines já tem o primeiro edifício concluído. Investimento total é de 8 mil milhões de euros
Está concluída a construção do SIN01, o primeiro edifício do Sines DC, projeto ambicioso da Start Campus que promete transformar Sines num polo europeu de inovação tecnológica.
Localizado na Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), o SIN01 é o marco inaugural do que será o maior campus de data centers da Europa, combinando tecnologia avançada com soluções sustentáveis.
Com uma área de 21.600 m² distribuída num único piso e uma capacidade instalada de 14 MW, o SIN01 inclui zonas dedicadas a áreas informáticas, elétricas, mecânicas e de apoio. Este é o menor de seis edifícios planeados para o campus, que no seu estágio final contará com uma capacidade total de 1,2 GW e um investimento superior a 8 mil milhões de euros.
A gestão da construção do SIN01 foi liderada pela Engexpor, com o envolvimento de uma equipa de mais de 20 profissionais. Este trabalho coordenado garantiu o cumprimento dos mais elevados padrões técnicos e ambientais.
“A conclusão do SIN01 é um marco que posiciona Portugal como líder em inovação e sustentabilidade nos data centers. Trabalhar com a Engexpor permitiu-nos concretizar com sucesso um projeto certificado LEED, desde o conceito até à conclusão, gerindo desafios diários com fornecedores e empreiteiros”, disse Rob Dunn, Chief Executive da Start Campus.
O Sines DC representa um passo importante para consolidar Portugal como referência europeia no setor tecnológico. Com o SIN01 concluído, as atenções voltam-se agora para os próximos cinco edifícios que irão compor o campus.