Cuatrecasas arranca com programas de inovação para impulsionar o ecossistema empreendedor

A Cuatrecasas abiru as candidaturas para a nona edição do Cuatrecasas Acelera, um programa de inovação aberta através do qual, desde 2016, a sociedade disponibiliza experiência jurídica a startups com desafios jurídicos pertinentes que pretendam validar a sua estratégia jurídica e acelerar o seu compliance.

De acordo com estratégia digital da Cuatrecasas, pretende-se, uma vez mais, impulsionar o ecossistema empreendedor em Portugal, Espanha e América Latina.

O Cuatrecasas Acelera disponibilizará a seis startups assessoria jurídica durante quatro meses em todas as áreas do Direito de que necessitem, com o objetivo central de trabalhar em estratégias jurídicas que impulsionem o crescimento e a abordagem empresarial das startups.

As startups interessadas em participar devem, para além de pertencer às áreas de fintech, insurtech, healthtech, energy e deeptech, enfrentar desafios jurídicos relevantes decorrentes do próprio modelo de negócio ou da aplicação de tecnologias disruptivas relacionadas, por exemplo, com Inteligência Artificial, hidrogénio, criptoativos ou blockchain.

“Tendo trabalhado com algumas das startups tecnológicas mais inovadoras e disruptivas do mercado, estamos numa posição única para as ajudar a ultrapassar os desafios jurídicos e regulatórios que muitas vezes acompanham a inovação”, afirma Francesc Muñoz, CIO da Cuatrecasas.

As propostas recebidas serão analisadas por um comité de avaliação composto por colaboradores da Cuatrecasas, colaboradores externos e clientes dos mercados verticais em que operam as startups, que selecionarão os seis projetos que participarão na nona edição do Cuatrecasas Acelera.

Como novidade desta nona edição, todas as startups que considerem apresentar uma candidatura poderão inscrever-se na primeira edição das Jornadas Jurídicas para Startups que terá lugar a 29 de maio, em Barcelona, e 4 de junho, em Madrid. Trata-se de workshops jurídicos presenciais dirigidos a startups, centrados na identificação das necessidades jurídicas, na otimização do intercâmbio de valor entre as diferentes iniciativas e intervenientes no ecossistema e na valorização dos intervenientes na inovação em sectores relevantes como a propriedade intelectual, o direito laboral, o direito fiscal e o direito comercial.

“As startups que utilizam tecnologias inovadoras ou que operam em sectores regulamentados devem desde cedo investir numa boa equipa de advogados. Este acompanhamento permitir-lhes-á definir um modelo de negócio e uma atividade com todas as garantias jurídicas. Ter uma boa estratégia laboral e fiscal ou dispor de uma boa proteção da propriedade intelectual torna-as mais atrativas para o investimento. Além disso, ter uma boa assessoria de acordo com a regulamentação do sector em que operam permitir-lhes-á aumentar as vendas”, explica Alba Molina, Innovation Project Manager da Cuatrecasas.

Para além disso, o  Cuatrecasas Fast Track abre pela sétima vez a convocatória de maneira permanente para permitir a incorporação durante todo o ano de novos projetos. O objetivo deste programa é testar a tecnologia de scaleups internacionais para, em colaboração com a Cuatrecasas, poderem planear, cocriar e desenvolver projetos-piloto que guardem relação com os desafios de negócio que as sociedades jurídicas enfrentam.