Crise dos semicondutores preocupa fabricantes japoneses
A Toyota, a Nissan e a Honda apresentaram previsões de recuperação do setor para o terceiro trimestre deste ano, mas a escassez global de semicondutores está a afetar as cadeias de produção, podendo comprometer as receitas previstas.
Segundo a Reuters, com vários países do mundo a enfrentar novos confinamentos devido à pandemia de covid-19, os consumidores estão a passar mais tempo em casa, o que está a provocar um aumento da procura por componentes eletrónicos. Como consequência, estão a ser produzidos menos semicondutores para o setor automóvel, o que está a afetar a produção de carros precisamente numa altura em que se anunciava uma recuperação mais rápida do que o expectável. Além da Toyota, da Nissan e da Honda, também a Subaru, a Mazda e a Volkswagen enfrentam cortes na sua produção.
James Hong, analista da Macquarie Capital, disse à Reuters que “a escassez de semicondutores parece ter um maior impacto nos mercados japonês e europeu porque os cortes vêm principalmente dos maiores fornecedores destes mercados, a NXP Semiconductors e a Infineon” enquanto os fabricantes sul-coreanos contam com cadeias de fornecimento locais. Do mesmo modo, os fabricantes de semicondutores para o setor automóvel dão muitas vezes prioridade à produção de outros componentes eletrónicos, que representam a maior fatia da sua faturação.
Os cortes de fornecimento foram igualmente exacerbados por decisões da administração Trump ainda antes da pandemia que atingiram as fábricas de chips chinesas, bem como por um incêndio numa fábrica no Japão e os confinamentos no sul da Ásia.