Criar valor através da inovação tecnológica: Madalena Cascais Tomé, CEO da SIBS

Como é que caracteriza o Propósito da sua organização?
O propósito da SIBS é criar valor através da inovação tecnológica, disponibilizando soluções de pagamento e digitalização inovadoras, seguras e convenientes aos seus clientes, que contribuam para facilitar o dia-a-dia das pessoas e empresas, libertando tempo para o que é mais importante. A SIBS tem como propósito ser o parceiro de referência nos pagamentos e digitalização dos seus diferentes stakeholders, e ter impacto material para a digitalização inclusiva e o desenvolvimento sustentável das sociedades em que está presente.
Este é o propósito que nos move como empresa e equipa, e que resulta: 1) no desenvolvimento de soluções de pagamentos pioneiras, como o MULTIBANCO e o MB WAY, presentes no dia-a-dia de todos e que colocam o sistema de pagamentos em Portugal como um dos mais avançados e seguros à escala global; 2) no contributo material para a digitalização dos pagamentos nos mais de 20 mercados em que estamos presentes, e em que temos sido pioneiros no lançamento de novas soluções mais acessíveis e inclusivas; 3) no desenvolvimento de sistemas e infra-estruturas, dos mais robustos e seguros, que suportam redes de pagamento a nível nacional em países em desenvolvimento.
É ainda neste enquadramento e com este propósito que, tal como contribuímos de forma determinante para o desenvolvimento e aceleração da digitalização dos pagamentos nos mercados em que operamos, contribuímos, de forma activa e empenhada, para o desenvolvimento e progresso de soluções e sistemas de pagamentos pan-Europeus, liderando algumas das mais importantes iniciativas de pagamentos a nível Europeu, como a EuroPA – European Payments Alliance e a iniciativa cPACE, e participando nas principais iniciativas do Euro Digital.

Em que medida é que esse Propósito se consegue alinhar com a sua visão pessoal como gestor?
Enquanto gestora, acredito firmemente no poder da inovação, da tecnologia e da cooperação para transformar vidas, gerar valor e criar um futuro melhor. Enquanto pessoa, sei que o tempo é o nosso recurso mais escasso e mais precioso, e, por isso, considero um privilégio poder liderar e servir uma empresa que tem como propósito facilitar o dia-a-dia, e libertar tempo a todos, pessoas e empresas. Para que tenham oportunidade de aplicar melhor o seu tempo.
A minha visão pessoal está profundamente alinhada com o propósito da SIBS de promover a inovação através da tecnologia. Mais do que isso. Para além da visão, partilho os valores da SIBS de inovação, confiança, excelência e integridade. E o seu ADN de parceria e cooperação com os seus parceiros e os vários stakeholders.
Acredito que a inovação e a tecnologia devem ser catalisadores para o bem e para a inclusão, a contribuir para o progresso
económico, social e ambiental, enquanto melhoram o dia-a-dia. A SIBS tem demonstrado de forma contínua que é possível combinar a inovação e o progresso tecnológico com um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social.
Este posicionamento da SIBS está totalmente alinhado com os valores que defendo como líder, como gestora, e como pessoa, e é uma enorme fonte de motivação e energia para querer fazer sempre mais e melhor. Na SIBS, trabalhamos diariamente para desenvolver tecnologia e soluções com um impacto positivo na sociedade que aproximem as pessoas, transformem vidas e contribuam para um mundo melhor.

De que forma o Propósito ajuda na atracção e retenção de talentos?
O propósito claro e significativo da SIBS atrai todos os que desejam fazer parte de uma equipa e de uma empresa portuguesa que lidera, a partir de Portugal, a inovação tecnológica no sector dos pagamentos e algumas outras áreas de digitalização, e que se dedica a causas maiores, como a inclusão, o desenvolvimento económico, e a sustentabilidade.
Estes profissionais procuram mais do que apenas um emprego; querem trabalhar numa empresa que esteja alinhada com os seus próprios valores e que ofereça oportunidades para fazer uma diferença real e ter impacto.
Na SIBS, oferecemos um projecto ímpar em que os colaboradores podem ver o impacto directo do seu contributo, das suas ideias, do seu empenho, no dia-a-dia de mais de 150 milhões de pessoas. Na SIBS, as nossas pessoas podem ainda contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras como o MB WAY eco, que promove compras mais sustentáveis, ou o MB WAY pulse Solidário, que apoia instituições de solidariedade social.
Na SIBS, temos como um dos objectivos core da nossa estratégia o desenvolvimento de talentos e a criação de oportunidades, com foco em Portugal e em talento português, num Grupo e numa área em que somos reconhecidos a nível global. Para isso, temos o programa SIBS START e a Academia Tech que já formaram, aproximadamente, 200 novos talentos nos últimos seis anos. O Grupo duplicou de dimensão nos últimos oito anos, e criou oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal às suas pessoas.
Na SIBS, somos actualmente cerca de 1500 pessoas em três geografias, a trabalhar numa equipa diversa e inclusiva, comprometidos com uma visão e propósitos comuns, com empenho e orientação a resultados, e a fazer a diferença.

Qual a ligação entre o Propósito da sua empresa e as suas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade?
O propósito da SIBS de criar valor através da inovação e da tecnologia está intrinsecamente relacionado às nossas iniciativas de responsabilidade social e sustentabilidade. Mais, a dimensão do impacto, incluindo do impacto social e ambiental, está sempre presente na nossa actividade e em tudo o que fazemos.
Alguns exemplos mais recentes que o ilustram bem. A iniciativa “Ser Solidário” da SIBS, por exemplo, permite a doadores e instituições fazerem e receberem donativos, de forma gratuita, fácil e transparente, reforçando a nossa missão de utilizar a tecnologia para o bem comum. O “Ser Solidário” está disponível nos caixas MULTIBANCO e no MB WAY, e já arrecadou milhões de euros para  mais de 250 instituições nas mais diversas áreas de actividade e nosso objectivo é continuar a crescer, procurando alcançar mais instituições e apoiar mais causas. É um projecto que demonstra o nosso compromisso com a responsabilidade social e a solidariedade, garantindo o apoio a diversas instituições. Mesmo a mais recente inovação do MB WAY já tem uma versão solidária, o MB WAY pulse Solidário, destinando 50% do valor das vendas a instituições de solidariedade, o que fortalece a nossa contribuição para a comunidade e exemplifica o nosso compromisso com a responsabilidade social.
O MB WAY eco foi desenvolvido para reduzir o desperdício de papel, promovendo talões digitais que, por um lado, simplificam a vida dos consumidores e comerciantes, e, por outro lado, contribuem para a sustentabilidade ambiental, ao reduzir a emissão de talões nos Terminais de Pagamento Automático. Ou seja, 11 centímetros de papel que muitas vezes vão directamente para o lixo e que podem ser “poupados” ou “evitados” quando o utilizador do MB WAY e o comerciante têm a opção eco activa. Posso dizer que, até à primeira quinzena de Junho, e note-se que esta é uma funcionalidade muito recente e que foi oficialmente lançada no início de Março, o MB WAY eco tinha já poupado o equivalente a cerca de 478 km de papel, o que equivale a 1292 kg de CO2.

E por fim, não podia deixar de referir o SIBS ESG, um enorme projecto que lançámos recentemente, e que terá um impacto transversal nos vários sectores, mobilizando empresas e instituições para este enorme desígnio de transição ESG. O SIBS ESG é uma plataforma destinada a simplificar a gestão da informação de sustentabilidade das empresas. O SIBS ESG permite que as empresas sistematizem e reportem dados ESG, e realizem um autodiagnóstico sobre a sua posição de partida, com base no qual podem desenvolver um plano de transição. O SIBS ESG permitirá às empresas estruturar e sistematizar a sua informação ESG de acordo com regulamentações europeias, e ligar-se às instituições financeiras, facilitando a utilização desta informação em processos bancários. Esta plataforma permite às empresas adoptarem práticas de sustentabilidade e fortalecerem as suas operações em conformidade com as exigências regulamentares.
Estas iniciativas não são apenas projectos isolados, mas sim parte de uma estratégia mais ampla que reflecte o nos-
so compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social. Demonstram como o propósito da SIBS orienta as nossas acções e decisões, garantido que cada inovação e cada nova solução lançada no mercado tenham um impacto positivo e significativo na sociedade e no meio ambiente.