Crianças portuguesas a falar português do Brasil “é repatriação histórica”, comenta apresentadora brasileira
A apresentadora brasileira Fernanda Lima viveu em Cascais durante cerca de três anos: mudou-se para Portugal por questões de segurança e pelo desejo de proporcionar um vida mais discreta para os seus filhos. Ao podcast ‘RivoTalks’, a apresentadora destacou que Portugal “já não é um país de portugueses. É um país internacional, tem gente do mundo inteiro. Em Cascais fala-se muito inglês em vez de português. Estão muito misturados com outras culturas do mundo”.
Esta gentrificação, garantiu Fernanda Lima, levou a muitos portugueses, em particular os mais jovens, “a falar brasileiro, já estão tão habituados”. Os apresentadores do programa, Cecilia Flesch e Gabriel Wainer, comentaram as muitas crianças portuguesas que consomem conteúdos de influencers brasileiros, como Felipe Neto, o que as leva muitas crianças portuguesas a falar português do Brasil. “Isso, para um português, deve mexer muito com eles”, referiu Cecilia Flesch, ao qual Gabriel Wainer salientou tratar-se de “reparação histórica”, o que levou Fernanda Lima a considerar “sem dúvida. É um pouquinho”.
Fernanda Lima aproveitou para elogiar os portugueses, sublinhando a ligação com a cultura do Brasil: “Adoro o povo português, são muito acolhedores e simpáticos. E eles gostam mesmo da nossa cultura, a cultura brasileira é muito sedutora, as novelas…”
No entanto, a ‘invasão’ de turistas não agradou a todos os portugueses. “Portugal era um país pobre mas agora está a receber muitos turistas, muito dinheiro; mas há portugueses que não gostam porque lhes tira aquele quotidiano deles, não conseguem estacionar o carro… Eu entendo um pouco essas reclamações sobre tantos turistas.”