Crédito Agrícola e FEP lançam prémio de 4 mil euros para projetos de impacto ambiental e social
O Grupo Crédito Agrícola (GCA) e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) oficializaram uma parceria estratégica para promover a sustentabilidade e a responsabilidade social junto de estudantes e gestores. A iniciativa destaca-se pelo lançamento do Prémio Crédito Agrícola & FEP Geração Impacto, que atribuirá 4 mil euros ao melhor projeto de sustentabilidade ambiental e social.
O prémio, destinado a alunos dos três ciclos da FEP, pretende reconhecer iniciativas já iniciadas ou em desenvolvimento em três áreas: Investigação Científica em Sustentabilidade, Gestão de Iniciativas com Propósito e Empreendedorismo de Impacto. As candidaturas estarão abertas de 16 de dezembro de 2024 a 21 de março de 2025.
No início de 2025, serão realizados quatro webinars com especialistas nacionais e regionais, que abordarão as categorias do prémio e temas como o papel da academia na sustentabilidade, iniciativas de impacto social e ambiental e negócios transformadores.
“A assinatura deste protocolo de cooperação com o Crédito Agrícola representa um passo significativo na concretização da missão da FEP de reforçar os laços entre o mundo académico e o tecido empresarial. Esta parceria proporcionará aos nossos estudantes oportunidades únicas de desenvolvimento e aprendizagem, nomeadamente pelo Prémio Crédito Agrícola & FEP Geração Impacto, que destacará trabalhos desenvolvidos nas diferentes dimensões da sustentabilidade”, destaca o Diretor da FEP, Óscar Afonso.
Por seu lado, Luís Seabra, Administrador da Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, considera que “Para o Crédito Agrícola, Instituição regida por valores cooperativos, que exerce um papel único no desenvolvimento sustentável das comunidades locais, tendo consciência da extrema relevância da educação e da qualificação no tecido empresarial português do presente e do futuro, é bastante importante construir pontes com Instituições de referência no ensino superior português, com ensino de qualidade e rigor comprovados, como é o caso da FEP. Esta parceria, em particular através do Prémio anunciado, será um incentivo relevante para os futuros líderes da economia portuguesa, incentivando-os a encararem os desafios ambientais e sociais mais prementes como oportunidades e fatores determinantes para a performance financeira dos modelos de negócio.”