Covid-19: Vacinas podem ter de ser desenvolvidas do zero à medida que surgem novas variantes, alerta especialista
Um especialista inglês alertou que a descoberta de novas variantes pode significar que o desenvolvimento da vacina contra a Covid-19, pode “ter de ser iniciado do zero” se as atuais vacinas não conseguirem acompanhar, avança o ‘Express’.
Duas novas variantes de Covid foram descobertas recentemente, sem incluir a mutação identificada no Reino Unido. A África do Sul e o Brasil reportaram casos de uma nova estirpe do vírus, sugerindo que o seu código genético foi desenvolvido já depois de o original ter sido encontrado em Wuhan em 2019.
De acordo com Martin Michaelis, professor de medicina molecular da Universidade de Kent, quanto mais variantes forem descobertas, maior será a probabilidade de o programa de vacinas ter de ser modificado.
“Tudo pode acontecer (…) as variantes podem ser mais ou menos transmissíveis, e podem ser mais ou menos mortais. Ainda não está claro o que esses desenvolvimentos significam exatamente para as campanhas de vacinação atuais”, mas “na pior das hipóteses, pode obrigar a que as campanhas de vacinação tenham que ser iniciadas do zero”, alerta.
Se uma outra variante, mais mortal, fosse descoberta, isso seria desastroso para o enorme progresso feito na vacinação nos últimos dez meses. “Felizmente, este é um cenário extremo”, adiantou.